segunda-feira, 18 de julho de 2011

Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre a proibição da venda de bebida alcoólica por 3 dias no Equador após morte de 23 pessoas.

NOTÍCIA:
O Equador declarou estado de emergência neste domingo e proibiu a venda de bebidas alcoólicas durantes três dias, após uma intoxicação por aguardente adulterada, que já deixou 23 mortos no país.
A crise começou na semana passada, quando dezenas de pessoas foram a um hospital na província litorânea de Los Ríos com sintomas de intoxicação.
Pelo menos 23 pessoas morreram nas últimas horas, duas delas fora de Los Ríos, e quase cem pessoas continuam sendo atendidas em hospitais da região, segundo explicação dada pelo governo em rede nacional de TV.
As autoridades declararam 'estado de exceção' para poder oferecer recursos econômicos contra a crise e mobilizar policiais e militares para apreender a bebida adulterada. A declaração do estado de emergência não afeta os direitos dos cidadãos.
A proibição de venda de bebidas por três dias pode ser prorrogada até que toda a aguardente adulterada seja encontrada.
A bebida está misturada com álcool industrial, o que causa dor de cabeça, vômitos e até perda da visão. Até o momento já foram apreendidos cerca de 5.830 litros de álcool artesanal e 3.239 litros de aguardente.
A bebida teria sido comercializada em cinco províncias, e os casos de intoxicação se espalharam para a região andina do país.
'Fazemos um apelo à população para que, por favor, não consuma esse tipo de álcool, ' disse a jornalistas o ministro da Saúde, David Chiriboga.
O consumo de álcool no Equador é muito alto, sobretudo em zonas rurais, por parte da população indígena e rural.

Bem, tenho certeza que este assunto é de grande interesse para muitos, contudo novamente vos pergunto. E a Química? Onde está?
Nas bebidas alcoólicas, independentemente do tipo, das matérias - primas empregadas e dos teores alcoólicos todas são caracterizadas por uma origem básica comum, que já eram utilizados pelo homem há cerca de dez mil anos. Muitas bebidas eram fabricadas pelos antigos egípcios, germanos e israelitas.
Todas derivam de um processo bioquímico denominado fermentação alcoólica.
 Tanque de fermentação    

A fermentação alcoólica é um tipo de reação química realizada pela ação de microorganismos (leveduras) sobre açúcares, produzindo etanol e gás carbônico.
As leveduras - ou seja, os fermentos- são microorganismos que atuam enzimaticamente (zimase) sobre os glicídios (açúcares, por exemplo: C6H12O6), produzindo etanol (C2H5OH) e gás carbônico (CO2):

                                C6H12O6  2C2H5OH + 2CO2
As reações que envolvem fermentação estão muito presentes em nossas vidas, não só nas bebidas alcoólicas, mas também na panificação e nos produtos lácteos.












Espero que tenham gostado e até semana que vem!
Fontes:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/07/equador-suspende-venda-de-alcool-por-tres-dias-apos-contaminacao-1.html
http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=3&id=641




Nenhum comentário:

Postar um comentário