terça-feira, 26 de julho de 2011

QUÍMICA À FLOR DA PELE

Bolsistas: Alessandro R. Barbosa e Gisléia Chaves
Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje, em nossa coluna de Química do Dia-a-dia, vamos falar sobre algo que para alguns é uma arte e para outros é uma agressão ao próprio corpo, contudo meus caros não se pode negar uma coisa, existe Química até na tatuagem.   

Mas, não é só porque as tatuagens acima são temas químicos como a tabela periódica e estrutura atômica, não viu.   A Química está presente em todas as tatuagens. 

Vamos então ao que interessa?!
Os elementos o grupo B da tabela periódica são denominados elementos de transição e é apartir deles que surgem as tatuagens. Os elementos de transição possuem a propriedade de formar compostos coloridos, por isso são empregados para este fim.                                                          
 A técnica utilizada nas tatuagens permanentes consiste em introduzir na derme com o auxilio de agulhas, pigmentos que ficam retidos nas células da pele.
Vamos ver os compostos químicos empregados nas tatuagens e suas respectivas cores:

Óxido de Titânio
Branco
Óxido de Ferro
Castanho, Rosa e Amarelo
Sais de Cromo
Verde
Sais de Cádmio
Amarelo ou Vermelho
Sais de Cobalto
Azul
Sulfeto de mercúrio
Preto
As tatuagens de henna, de cor marrom ferrugem, é feita a partir de uma planta existente na Índia e em países do oriente médio (Henna lawsonia inermis) e os desenhos são feitos colocando o material sobre a superfície da pele.
 Como vocês puderam observar na nossa postagem da semana passada sobre os vidros da mesma forma que alguns elementos químicos são utilizados para dar cores a vidros, também são para colorir as tatuagens.
E assim, novamente chamo a atenção de vocês para a beleza da Química, onde compostos simples formam cores maravilhosas, não é mesmo?!
Até mais!

Fontes:
http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?acao=quimica/ms2&i=9&id=618

Nenhum comentário:

Postar um comentário