quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CINEQUIMICA

Bolsista: Monika

O Óleo Lorenzo é uma história verídica de uma família que vive normalmente, até que seu filho Lorenzo Ordone com oito anos de idade começa a apresentar comportamento diferente diante das demais crianças.Seus pais ao receberem queixas dos professores, intrigados com o fato que nunca acontecera antes, levam-no ao médico e recebem o diagnóstico de uma rara doença incurável, a Adrenoleucodistrofia (ADL).
Lorenzo então, começa a desenvolver os sintomas da doença que o deixa surdo, mudo, cego, paralítico, incapaz de engolir e com a morte certa dentro de dois anos. A ADL se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa que atinge principalmente as células do cérebro, destruindo a bainha de mielina. Esta por sua vez protege alguns neurônios responsáveis por transmitir estímulos nervosos.
Seus pais inconformados resolvem pesquisar para tentar entender como seu filho único estava morrendo aos poucos. Eles passaram dias e noites pesquisando e perceberam que mesmo obedecendo à dieta dos médicos, Lorenzo piorava a cada dia. Diante disso eles continuam cada vez mais persistentes e descobrem um óleo que misturava dois ácidos graxos insaturados, oléico e erúcico.Lorenzo não ficou curado, mas também não houve progresso da mesma, o  Senhor e Senhora Ordone foram homenageados por sua contribuição á ciência. 
Como podemos ver a química neste belíssimo filme?
  Ao explorar hipóteses para a manifestação da doença, o pai de Lorenzo elabora dois modelos de atuação das enzimas encarregadas de metabolizar os ácidos graxos de cadeias longas - o modelo da “pia” e o modelo da única enzima, podendo ser explorado os tipos de gordura (saturada,insaturada,trans) diferenças entre elas (qual é maléfica e qual é benéfica).  Outra possibilidade de exploração do vídeo  diz respeito aos lipídios e suas características químicas.Este filme também pode ser trabalhado a química do corpo humano como ela age e está presente no nosso organismo, e também a parte da bioquímica na extração de óleos (na parte em que é fabricado o acido erúcico).
Classificação dos ácidos graxos
Os ácidos graxos são compostos que contêm de 2 a 26 átomos de carbono em suas moléculas, que determinam as principais características das gorduras. Eles são classificados a partir de vários parâmetros.  São eles:
  1. Número de duplas ligações. Os ácidos graxos saturados não apresentam nenhuma dupla ligação entre os átomos de carbono. Já os monoinsaturados contêm uma única dupla ligação, enquanto os ácidos graxos poliinsaturados têm duas ou mais (Figura 1). Vale à pena ressaltar, que a localização da dupla ligação confere aos ácidos graxos insaturados (mono ou poliinsaturado) a denominação série ômega (). Há quatro classes desta série: 3, 6, 7 e 9.
  2. Tamanho da molécula. Os ácidos graxos de cadeia curta contêm de dois a quatro átomos de carbono. Esse número é de seis a dez para os de cadeia média e aumenta para 12 a 18 quando são de cadeia longa. Por último, os ácidos graxos de cadeia muito longa são aqueles com mais de 18 carbonos
Os ácidos graxos são encontrados em óleos vegetais e gorduras animais, e são considerados “gorduras boas”, por isso devem estar incluso na dieta alimentar, uma vez que o corpo precisa deles para diversos fins. Principalmente os ácidos graxos poliinsaturados (ácidos graxos essenciais) que confere ao organismo uma série de benefícios.
Figura 1
 
Ação dos ácidos graxos de cadeia  longa
Os ácidos graxos de cadeia muito longa, especificamente, os da série 3 cumprem importantes papéis no organismo. Conheça cada uma destas funções:
  •          Participa do desenvolvimento do cérebro e da retina, nos recém-nascido.
  •          Ajuda a controlar as taxas de colesterol do sangue, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares e do câncer.
  •          São precursores das prostaglandinas - um potente vasodilatador (reduz a tensão arterial) e dos leucotrienos - mediador dos linfócitos T (células de defesa). Por isso, estes ácidos graxos estão relacionados com efeitos antiinflamatórios, com a inibição da aterogênese (formação dos ateromas responsáveis pela obstrução das veias) e com os menores níveis da pressão arterial, dos triglicérides, dos colesterol e das lipoproteínas.

Fontes:
·         WWW.educared.org
·         WWW.infoescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário