Voluntária: Nara Alinne N. da Silva
O ideal é que cozinhemos os alimentos em água pura, sem sal. Você sabe por quê? Para responder a este questionamento temos que falar um pouquinho sobre Propriedades Coligativas.
As propriedades coligativas estudam as alterações que um soluto pode ocasionar em um solvente puro. Essas alterações dependem unicamente da quantidade de soluto adicionado. (Lembrando que soluto é a substância encontrada em menor quantidade em uma solução, o disperso. Solvente é a substância encontrada em maior quantidade, o dispersante).
Existem quatro efeitos coligativos: Tonoscopia, Crioscopia, Ebulioscopia e Osmose.
A tonoscopia estuda o abaixamento da pressão máxima de vapor, a crioscopia a diminuição do ponto de congelamento, a ebulioscopia o aumento do ponto de ebulição e a osmose o aumento da pressão osmótica. O que nos interessa neste momento é a osmose.
Osmose é a passagem do solvente de um meio diluído para outro concentrado, através de uma membrana semipermeável. Esta membrana semipermeável permite a passagem do solvente, mas não permite a passagem do soluto. Por exemplo: bexiga animal, papel celofone, parede de células, etc.
Vamos imaginar que um recipiente A esteja sendo divido por uma membrana semipermeável. No lado esquerdo colocamos uma quantidade de água pura, e no lado direito colocamos uma solução de água e açúcar, deixamos em repouso por algum tempo. Depois disso podemos verificar que no lado direito (mais concentrado) a quantidade de solução aumentou, e está com mais água do que o lado esquerdo (diluído). Então podemos dizer que aconteceu uma osmose. Ou seja, uma transferência de soluto através de uma membrana semipermeável. Para entender melhor, observe a figura abaixo:
E pressão osmótica. O que é isso?
A pressão osmótica é a pressão externa que deve ser exercida sobre a solução para evitar a entrada do solvente. Como assim? Olhe a figura abaixo:
Observem que é impossível ocorrer uma osmose, pois há uma pressão sobre a solução, impedindo o fenômeno.
É o que isso tem haver com os alimentos que cozinhamos?
Hummm vou te dar uns minutinhos para pensar, rsr.
As frutas, os legumes são ricos em água. Quando colocamos um legume para cozinhar em água com sal ocorre o fenômeno da osmose. Por exemplo, se colocarmos cenouras para cozinhar em água com sal, grande quantidade da água contida nela vai passar para a solução (água+sal / meio concentrado), assim depois que ela estiver cozida, vai estar murcha. Com o milho e com outros alimentos ocorre a mesma coisa. Contudo quando colocamos os legumes para cozinhar em água pura não existe osmose, pois não existe meio concentrado.
Espero que tenham gostado...
Sugestões ou dúvidas envie para quipibid@hotmail.com
Fontes:
Química: Tito Miragaia Peruzzo; Eduardo Leite do Canto
Nenhum comentário:
Postar um comentário