quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Quarteto Fantástico

Bolsista: Mônika
É uma explosiva aventura sobre um quarteto de seres humanos até o momento normais, comuns, que repentinamente se vêem dotados de habilidades extraordinárias.
Após serem expostos a uma radiação cósmica, os quatro astronautas se encontram dotados de super poderes, como toda aventura  precisa-se de um bom vilão essa também não é diferente o financiador da missão se transformou numa espécie de armadura de metal, no mais letal dos super vilões.
Este filme embora sendo uma historia fictícia é possível  abordar vários temas para o ensino de química e trazê-lo para a realidade dos alunos e do conteúdo. Antes de partirem para uma missão no espaço eles usaram uma roupa especial que é feita a partir de moléculas instáveis auto-regulavéis, resultando num material sintético que se adapta facilmente a necessidade do corpo, nesta parte pode-se abrir uma explicação sobre o que são moléculas o que é um material sintético.
No espaço acontece o acidente onde eles adquirem uma contaminação devido à exposição de um tipo de radiação, segundo nos relata o filme eles sofrem essa mutação porque a radiação alterou a natureza de seus DNA, algo difícil de acontecer na vida real, porem é possível abordar dois temas neste trecho o DNA como ele é formado no corpo humano, qual sua importância, qual sua composição e também sobre radioatividade o que ela causa se houver alguma contaminação, sua descoberta, o que é radioatividade, hoje vamos aprofundar um pouco mais sobre radioatividade.
Radioatividade
Em 1896, o cientista Francês Henri Becquerel descobriu que o elemento químico urânio emitia radiações semelhantes, em certos aspectos, aos raios X. Esse fenômeno passou a ser conhecido como radioatividade. Posteriormente, o casal Curie descobriu radioatividade ainda mais forte nos elementos químicos Polônio e Rádio. Em 1898, Ernest Rutherford verificou que algumas emissões radioativas se subdividiam, quando submetidas a um campo elétrico.
Desconfiou-se então que as radiações α(alfa) seriam formadas por partículas positivas ( pois são atraídas pelo pólo negativo) e mais pesadas pois desviam menos; as partículas β (beta) seriam partículas negativas e mais leves, e as radiações gama não teriam massa.
 
Se um átomo tiver seu núcleo muito energético, ele tenderá a estabilizar-se, emitindo o excesso de energia na forma de partículas e ondas.
 
Atualmente a radioatividade é muito utilizada em vários ramos da atividade humana. Em medicina por exemplo, materiais radioativos são usados na detecção de doenças do coração, do cérebro etc, e também em certos tratamentos, especialmente do câncer.
Fonte:
Feltre, Ricardo, 1928-.Quimica/Ricardo Feltre. – 6. Ed. – São Paulo: Moderna, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário