quinta-feira, 22 de setembro de 2011

NICOTINA (C10H14N2)

Bolsista: Ana Lucia Miranda

Caro leitor é bem comum no nosso cotidiano ouvir essa palavra nicotina, sendo assim, vamos conhecer mais sobre essa molécula.
A nicotina é uma substância oleosa, de cor amarela e cheiro desagradável, também usada como pesticida, onde se encontra anel pirrolidina, piridina e metila, a nicotina é um alcalóide presente em folhas de varias espécies vegetal como na folha do tabaco, (conhecido como pé de fumo).
                                                
Em 1809 o cientista Frances Valquelin, a descobriu pela primeira vez, ao notar um produto ativo volátil e álcali presente nas folhas do tabaco. Em 1829 os cientistas Poselt e Reimann conseguiram seu isolamento, batizaram de nicotina em homenagem a Jean Nicot, que foi a primeira pessoa a conseguir importar para Europa.
A nicotina é um composto bicíclico formado por um anel piridina e um pirrolidina, essa molécula possui um carbono assimétrico, e deste modo existe na forma de dois isômeros ópticos, na natureza só existe na forma de isômeros. È encontrada em quase todos os tabacos a nicotina, por ser seu principal agente ativo, seus efeitos causam dando ao organismo como: câncer de pulmão em usuários de cigarros causa aumento da pressão arterial e danos ao sistema digestivo e respiratório. Ela apresenta um efeito tranqüilizante assim reduz os níveis de ansiedade, causa dependência o uso da mesma sendo muito difícil o usuário deixar de consumi - lá.
Após um breve período de abstinência a concentração de nicotina no cérebro diminui e admite que umas partes dos receptores restaurem sua sensibilidade, quando retomado o estado ativo aumenta a neurotransmissão para um percentual anormal,que o fumante vai se sentir desconfortável, o que o leva a novamente fumar. Em geral o primeiro cigarro que a pessoa fuma no dia é o melhor, pois a sensibilidade dos receptores é máxima, apos diminuírem as sensibilidades dos receptores, o prazer em fumar também diminui o que leva a um círculo vicioso.
Após ser absorvida a nicotina sofre diferentes transformações, com abertura do anel
pirrolidina, com isso torna-se perigosa ao nosso organismo, o grupo metila presente no anel pirrolidina pode se tornar um poderoso agente do DNA.
                                    
Mesmo sendo uma substância tóxica para os animais de sangue quente, a nicotina, é usado como um dos mais antigos pesticidas. É usado em forma de sulfato de nicotina 40%%, sendo necessário bastante cuidado para seu manejo, usar luvas e não deixar animais próximos porque a pele absorve rapidamente a substâncias, o da nicotina como inseticida em culturas orgânicas é permitido por ter um processo de degradação bem rápido.
É comum o emprego da nicotina em plantação de algumas plantas com flores, frutas, para controlar pulgões (conhecido como lacerdinhas), as rosas são cessíveis a nicotina.
Está materia foi baseada na entrevista concedida pela professora:Márcia Regina Cordeiro,para coluna mólecula do dia em comemoração ao AIQ,ela e licenciada e Química,mestra e doutora pela Universidade Federal de São Carlos,trabalha na Universidade Federal de Alfenas.

Fonte: http://quimica2011.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário