quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PRIMAVERA QUÍMICA

Voluntária: Nara Alinne N. da Silva

Olá leitores do blog “Pibid e o Ensino de Química”, estamos no mês de setembro e a primavera se aproxima. A primavera é uma estação muito bonita, em que predomina o surgimento das flores e também o nascimento de muitos animais. Está estação aqui no hemisfério sul e denominada de “Primavera austral”, inicia-se no dia 23 de setembro e vai até o dia 21 de dezembro.
As flores estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano e são utilizadas para diversos fins, como na decoração, na medicina e também na culinária. O nosso post de hoje apresenta as principais flores comestíveis, com ênfase na calêndula, explorando também alguns aspectos químicos desta.
As flores mais conhecidas e utilizadas são:
- Alcachofra: considerada como um alimento afrodisíaco, rica em ferro e fibras, portanto e bastante utilizada por pessoas com anemia e problemas intestinais;
-Capuchinha: possui um sabor azedinho, está planta é originaria das regiões da America Central;
-Violetas: as pétalas dessa planta são comestíveis, bastante utilizadas em doces;
-Borago: as pétalas dessa flor formam uma estrela, é bastante empregada na aromatização de vinagres e também na preparação de saladas;
-Dianthus cayophyllus: popularmente conhecida como cravina, usada em saladas, sanduíches, tortas, na aromatização de vinhos, geléias. Também pode ser utilizada na decoração de bolos;
-Rosa: está é muito utilizada pelos árabes, em cremes, mousses, e em sucos com finalidades exóticas;
-CALÊNDULA: seu nome cientifico é Calendula officinalis, no Brasil e bastante cultivada nas regiões sul e sudeste. Na medicina possui grandes aplicações, devido suas ações cicatrizantes, antiinflamatórias, anti-sépticas, calmante e refrescante. Na fitocosmética é utilizada na produção de hidratantes, sabonetes entre outros.
Na culinária suas pétalas douradas podem ser utilizadas como corantes, na preparação de arroz e sopas. Seu sabor é ligeiramente amargo, fazendo lembranças ao açafrão.
Sua composição química: óleo essencial, pigmentos carotenóides, mucilagens, flavonóides, saponinas, resinas, ácidos orgânicos e minerais.
 Vamos explorar um pouco desses conceitos químicos!?!
Os carotenóides são pigmentos de cor vermelha, alaranjada ou amarela, não são soluveis em água, mas em solventes orgânicos e óleos. São classificados em carotenos (que são moléculas de hidrocarbono) e as xantofilas que contêm átomos de Hidrogênio, Carbono e Oxigênio. As moléculas de carotenóides contêm 40 átomos de carbono, com um número variável de duplas ligações conjugadas. Os carotenóides mais conhecidos são o Betacaroteno, Licopeno e Xantofilas. Veja abaixo a estrutura molecular de alguns carotenóides.

 Flavonóides: são fenóis, ácidos e bastante reativos. São também facilmente oxidáveis, formando polímeros escuros.  Os fenóis são grupos orgânicos que possui uma hidroxila (-OH) ligada diretamente a um carbono do núcleo benzênico.
                São utilizados na indústria de perfumes, resinas, vernizes, cosméticos em gerais, entre outros.

Pessoal, espero que tenham gostado. Sugestões ou dúvidas enviem para: naraalinne@hotmail.com ou quipibid@hotmail.com
Fontes:
http://blog.multivegetal.com/tag/calendula/

Nenhum comentário:

Postar um comentário