quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A QUÍMICA DO LIMÃO


Bolsista:Gisléia Chaves
      Oi pessoal do Quipibid! Hoje,falaremos sobre uma fruta que está presente  no nosso dia a dia e que é bastante azedo.Estou me referindo ao famoso limão.
 
O Brasil é o segundo maior produtor de limão, popularizou-se por aqui durante a chamada gripe espanhola em 1928, seu componente básico o ácido ascórbico ou vitamina C na qual o limão é rico, promoveu um real combate à epidemia.
        No mundo existem cerca de 70 variedades de limão, as mais conhecidas no Brasil são três: O limão Taiti que é muito produzido e comercializado em São Paulo e Santa Catarina,é um limão híbrido composto da lima da pérsia com o limão cravo, sua grande virtude é a de não possuir sementes o que o torna mais adequado para o consumo inatura, é o limão de maior valor comercial devido a sua capacidade de produção contínua. Temos também o limão siciliano que pode ser considerado como o limão verdadeiro ou original, é abundante nas regiões de clima frio, daí a ser mais popular na Europa e mais raros nas regiões tropicais como no Brasil. E o limão galego comum no Nordeste Brasileiro, hoje seu consumo foi substituído pelo Taiti.
                                                          COMPOSIÇÃO QUÍMICA
SUCO DE LIMÃO NATURAL
VALOR NUTRICIONAL P/ 100G
Energia
60 Kcal
230kj
Gorduras

0,7 g
Proteínas

1,0 g
Água

89,0 g
Vitamina A

1,0 g
Vitamina B1

0,55 mg
Vitamina B2

0,60 mg
Vitamina B3

0,31 mg
Vitamina C

31,00 mg
Ferro

0,35 mg
Magnésio

5,00 mg
Fósforo

21,00 mg
Potássio

127,00 mg
Enxofre

10,00 mg
Acido cítrico

5 g
 
Observamos pela sua composição química que o limão é rico, principalmente em vitamina C, em fósforo, potássio, enxofre e magnésio, caracterizando-se como um fruto de primeira linhagem extremamente saudável, podendo curar inúmeras doenças em função de suas propriedades medicinais comprovadas, sendo imprescindível para quem quer ter qualidade de vida e vida longa.
        Na vida doméstica suas aplicações são inúmeras: preparam-se refrigerantes, sorvetes, sucos, molhos, aperitivos, remédios, xaropes, produtos de higiene e limpeza.
Na medicina e na fisioterapia são inúmeras as doenças que o limão cura, como por exemplo: acidez do estômago, fígado e da boca, reumatismo, acido úrico, através do uso externo combate à acne,e etc...                                   
       O limão contém ainda uma substância chamada “limonemo” que combate os radicais livres, ajuda na manutenção do colágeno, da hemoglobina e atua como anti-séptico.
      O consumo regular do limão é fundamental para a preservação da vida e também para promover a longevidade.
Espero que vocês aproveitem os benefícios do limão.
       Bom feriado para todos!

Fontes: http://www.vigorevida.com.br/materias/limao.htm

2 comentários:

  1. Olá! Tenho a seguinte dúvida quanto à propriedade do limão: por conter ácido, como é possível que ele se torne alcalino quando ingerido?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho dúvida nenhuma quanto ao ácido do limão, porém o organismo tem suas habilidades no processamento e isso precisa ser estudado o PH do esôfago, que é descendente e todo processo que acontece n estômago na quebra das proteinas . Porém pra que isso aconteça o ÁCIDO CLORIDRICO do
    Estômago tem que estar entre 2 e 2,5 Dr. Lair explica isso pormenorizado.

    ResponderExcluir