sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sódio (Na)


Bolsista: Leonice Paraguai

Olá pessoal! Estou de volta para falar um pouco mais de outro "Elemento Químico". Hoje vou falar do elemento Sódio (Na), é um elemento muito usado no nosso cotidiano, está presente em nossa vida, no nosso corpo, juntando-se os íons cloreto (Cl-) e os cátions sódio (Na+), formam o Cloreto de Sódio (NaCl),  que nós utilizamos no preparo dos alimentos que ingerimos nas principais refeições diária, chamado sal de cozinha. O íon cloreto é formado quando o elemento cloro recebe um elétron para formar um ânion (íon carregado negativamente).
Os sais de sódio estão amplamente espalhados na natureza. Quando colocados no fogo, esses sais conferem à chama uma cor amarela característica dos íons de sódio que são excitados com absorção de energia e em seguida se desexcitam, emitindo luz amarela. Muitos processos dos organismos de seres vivos que envolvem membranas são controlados pelo equilíbrio relativo dos íons de sódio e potássio presentes. Existe um equilíbrio ideal, no entanto o desequilíbrio desse mecanismo pode causar diarréia e desidratação em indivíduos acometidos por certas doenças e distúrbios intestinais.
A ingestão excessiva e habitual de sal de cozinha, (NaCl), com uma alimentação rotineiramente salgada, causa sérios danos à saúde, podendo levar a pessoa a tornar-se hipertensa. O cloreto de sódio, (NaCl), era usado na Antiguidade como forma de pagamento  o que originou o termo salário.

O Sódio  é um metal prateado e branco, de textura macia e brilhante, capaz de, em contato com a água, decompô-la e dar origem a um hidróxido, liberando oxigênio sob violenta reação.  



É sempre encontrado na natureza, inicialmente conhecido apenas sob as formas de cloreto e carbonato de sódio, este elemento metálico foi isolado e descoberto pela primeira vez em 1807 por Humphry Davy, em meio a seus estudos sobre eletrólise (a passagem da corrente elétrica) e seu comportamento em meio a soluções alcalinas, em especial a soda cáustica (NaOH), hidróxido de sódio). Reconhecido como o sexto elemento em abundância na natureza, o sódio constitui 2,6% da composição da crosta terrestre, sendo também o mais abundante dos elementos do grupo de metais alcalinos. Há presença abundante de sódio no sol e demais estrelas espalhadas pelo cosmo, estando às linhas de sódio entre as mais visíveis de todo o espectro solar. 
O elemento é comumente encontrado na natureza sob a forma do mineral cloreto de sódio, havendo, porém outra variedade, como por exemplo, a criolita (fluoreto de alumínio e sódio) e em combinação com diversos elementos, em numerosos compostos naturais, como por exemplo, o sal de cozinha (NaCl), cloreto de sódio. Em verdade, o sódio é bastante reativo, formando diversos compostos com vários agentes químicos inorgânicos e orgânicos.
 Possui ainda a propriedade de conduzir facilmente o calor e a eletricidade, proporcionando a característica do efeito fotoelétrico, ou a capacidade de emitir elétrons quando em exposição à luz.


O processo de obtenção do sódio se faz por meio da eletrólise do cloreto de sódio fundido, recebendo doses de cloreto de cálcio de modo a proporcionar a diminuição do ponto de fusão. Em contato com a pele de animais e o tecido dos vegetais, apresenta-se altamente corrosivo.
O carbonato e o hidróxido de sódio são matérias-primas básicas, e uma enorme variedade de produtos industriais depende deles. Muitos setores de nossa economia dependem dessas substâncias, como por exemplo, o setor têxtil, os setores de couros, medicamentos, vidros, tintas e papel, grande parte da indústria alimentícia etc. Os sais de sódio são extremamente importantes industrialmente. Ele é mais usado na manufatura química inorgânica do que qualquer outra substância. Mesmo as rochas fosfatadas perdem para ele. Seu consumo mundial excede 150 milhões de toneladas. Dominar e ser competitivo nesse setor da produção é essencial para a independência e competitividade das indústrias químicas do país. Quase 200 anos da descoberta do sódio e o Brasil ainda não o produz...
Poderíamos ser os maiores produtores de sal do mundo. Por que não? Os maiores produtores são a Europa (39%) e a América do Norte (34%). O Brasil, junto com a América do Sul e a Oceania produzem somente cerca de 3% do total.
Por hoje só pessoal! Até a próxima semana com mais um “Elemento Química”.

Referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário