domingo, 18 de setembro de 2011

A VITAMINA C E SUA HISTÓRIA


Bolsista: Leidiane Rodrigues Rosa
Se hoje você conhece e aprecia a vitamina C agradeça a Albert Szent-Gyorgyi, por descobrir e documentar a vitamina C como catalisador.
Albert Szent-Gyorgyi, foi um fisiologista húngaro, que nasceu no norte-americano. Já em 1938, iniciou pesquisas com a contração muscular e descobriu a miosina, actina e ATP.  Em 1947, descontente com o comunismo no seu país, foi para os Estados Unidos para dirigir a pesquisa no Instituto de Pesquisa Muscular, em Massachusetts. Ao término da Primeira Guerra Mundial, completou os seus estudos e iniciou trabalhos em farmacologia e em eletro fisiologia. Em 1956 obteve a cidadania norte-americana. Já nos EUA, desenvolveu pesquisas sobre o cancro e aventou a possibilidade de os radicais livres fazerem parte da gênese do cancro. Pesquisou ainda física quântica e descreveu o termo sintropia.
 No Instituto Rockefeller iniciou as suas pesquisas sobre respiração celular, ciclo de Krebs. Ao estudar as células, ele descobriu uma substância redutora, que mais tarde veio a ser chamada de ácido ascórbico. Ele observou também que essa substância possuía uma atividade anti-escorbuto.
 No Instituto Rockefeller iniciou as suas pesquisas sobre respiração celular. Ao estudar as células, ele descobriu uma substância redutora, que mais tarde veio a ser chamada de ácido ascórbico. Ele observou também que essa substância possuía uma atividade anti-escorbuto.
A vitamina C fortalece o sistema imunológico e favorece a respiração celular, protege os vasos sanguíneos, previnem gripes, fraqueza muscular, infecções e fadiga, ajuda na perda de peso, resistência e elasticidade da pele, pois é antioxidante, ajuda na absorção do ferro. Os alimentos ricos em vitamina C são: laranja, limão, acerola, abacaxi, mamão, goiaba, kiwi, morango, melão, manga, brócolis, tomate, couve, caju e uva, entre outros.




As vitaminas são agentes catalisadores das reações químicas que se processam em nosso organismo. É uma substância de cor branca, estável na sua forma seca. No entanto, oxida-se com facilidade em solução, e ainda mais facilmente quando exposta ao calor. A pH alcalino acelera a oxidação do cobre e do ferro.O nome químico ácido ascórbico representa as duas propriedades da substância, uma química e a outra biológica. Primeiro, é um ácido,  mas não pertence à classe dos ácidos carboxílicos. Segundo, a palavra ascórbico reflete o seu valor biológico na proteção contra a doença escorbuto.
O escorbuto é a doença causada pela falta da vitamina C, sendo conhecida desde o tempo das cruzadas e diagnosticada principalmente nos habitantes do norte da Europa. Só em 1936, o ácido ascórbico foi isolado e identificado. Hoje, é produzido industrialmente.


Linus Pauling,  dedicou boa parte da carreira à vitamina C, mas não sabia dos detalhes das reações químicas, que foram descobertos aos poucos. O ascorbato, componente principal da vitamina C, pode reagir diretamente com o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e transformá-lo em moléculas de água inofensivas para o organismo, em vez de perigosos radicais livres, além de participar diretamente em reações, ele também recicla moléculas chamadas peroxirredoxinas, que funcionam como catalisadores acelerando a transformação de peróxido de hidrogênio em água.
Esses catalisadores antioxidantes perdem elétrons na reação com o peróxido de hidrogênio, (a decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2) produz água (H2O) e oxigênio (O2)),  mas continuam disponíveis na célula. Para minimizar o efeito tóxico, é preciso concentrações adequadas de moléculas para transformá-lo em água. O ascorbato, assim como moléculas chamadas tióis, constantemente doa elétrons às peroxirredoxinas e com isso lhes devolve a capacidade de agir como antioxidantes.
Catalisador é a espécie química que, juntamente com as moléculas reagentes, faz com que estas reajam com uma velocidade maior, sem sofrer modificações permanentes, tanto na composição química como na quantidade, recebem o nome de catalisadores; as reações em que os catalisadores atuam são chamadas catálises.

Referencias
www.coladaweb.com/quimica/fisico-quimica/catalisadorrevistapesquisa.fapesp.br/
g1.globo.com/.../google-homenageia-o-cientista-hungaro-albert-szent       
www.portaluniversidade.com.br/noticias-ler/albert-szent-descobridor-da-vitamina-c-e-homenageado-pelo-google/320

Nenhum comentário:

Postar um comentário