sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ataque Solar

Este filme relata a maior explosão solar detectada no dia em que o astro rei devastará a Terra com os seus efeitos colaterais. A base americana de Foster lança uma nave para realizar testes atmosféricos. Após perder contato com a Terra, a nave explode sem deixar pistas. Ninguém sabe o que está acontecendo até um satélite cair, literalmente em chamas do céu. Conhecendo a atmosfera terrestre e sabendo que ela poderá incendiar quando esses raios chegarem à camada de ozônio, o Presidente norte-americano Ryan Gordon (Louis Gossett Jr.) chama o melhor cientista em assuntos espaciais Lucas Foster (Marc Dacascos) para ajudá-lo a compreender e tentar solucionar este fenômeno natural.  Nações do mundo inteiro começam a pesquisar e descobrem que o pior está por vir: explosões solares num nível jamais registrado estão lançando partículas de fogo direto para a Terra. Eles descobriram que a temperatura vai subir e a causa é a grande quantidade de gás metano contida no espaço entre outros poluentes, milhões de pessoas vão morrer e os governantes terão que arrumar um jeito rápido de esfriar o planeta.  
A trama deste filme nos mostra de uma forma totalmente fictícia os efeitos do gás metano, que com certeza não é lançar raios de fogo sobre a terra, porém, ele é bastante prejudicial à humanidade e ao Planeta Terra.

Afinal o que é “gás metano”?

O metano conhecido também como biogás classifica-se como um hidrocarboneto constituído de quatro átomos de hidrogênio a um único átomo de carbono. Ele é um gás inodoro e incolor, sua molécula é tetraédrica e apolar (CH4), pouco solúvel em água e está contido em quase todos os gases naturais.


Fontes de gás metano
Um gás que se forma nos pântanos através da fermentação anaeróbica foi descoberto em 1778 pelo químico italiano Alessandro Volta (1745-1827), ele o nomeou de “gás dos pântanos”. Esse mesmo gás mais tarde passou a se chamar gás metano, e é como o que conhecemos até hoje. Essa fermentação anaeróbica se dá pela ausência de oxigênio, é a mesma que ocorre em depósitos de lixo e nos esgotos que também geram o metano. A extração do metano pode ser realizada a partir do gás natural, do petróleo, do xisto betuminoso ou da hulha. Os resíduos de animais e plantas que se depositam no fundo de rios e mares se transformam em gás metano, como também os alimentos ingeridos por ruminantes. Ao final da digestão, bois e vacas podem exalar um cheiro nada agradável, é o gás metano.   

O gás metano pode ser extraído do esterco bovino.
 
                                             CH4 + O2 => CO  + H2 + H2O
Esta é a reação onde o metano ao reagir com o oxigênio se torna fácil de entrar em combustão (para mais informações sobre a reação de combustão do metano veja em nossa coluna sobre “Química e atualidades- Entendendo o problema do gás metano em Shopping de SP.”)

 
Fontes:
www.brasilescola.com › QuímicaQuímica Orgânica
mundoeducacao.uol.com.br/quimica/gas-metano.htm

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário