sábado, 1 de outubro de 2011

Ligações de hidrogênio

Bolsista: Leidiane Rodrigues Rosa
A idéia que um único átomo de hidrogênio poderia formar uma "ligação química" com outros dois átomos foi proposta em 1919 e 1920 por M.L. Huggins e G.N. Lewis, respectivamente.  
Nas moléculas formadas por átomos de hidrogênio unidos a elementos com forte afinidade por elétrons, os átomos de hidrogênio são atraídos simultaneamente por vários outros átomos e formam pontes de hidrogênio.
Quando uma molécula tiver um H ligado a um elemento eletronegativo (F,O,N) haverá uma grande polarização da molécula, sendo assim, se esta molécula aproximar de uma outra molécula que possuir F,O,N ocorrerá a formação da Ligação de Hidrogênio que é uma força bastante intensa em relação às outras forças intermoleculares, pois a diferença de eletronegatividade entre o hidrogênio e esses elementos é muito grande.
As pontes de hidrogênio são casos particulares da interação dipolo-dipolo, em que o dipolo molecular é fixo e de grande intensidade.
As ligações de hidrogênio representam importante papel tanto nas propriedades especiais da água como em moléculas de extrema importância para os seres vivos: elas determinam a forma das proteínas, e constituem a força que une as hélices do DNA.
Por ser uma interação química, significa que as moléculas relacionadas estão muito conectadas (essa é uma interação mais forte que a Van Der Waals), mas isso não significa que sejam comparáveis a ligações químicas. Uma das grandes demonstrações da força da ponte de Hidrogênio é o alto ponto de ebulição da água.

Pontes de Hidrogênio
Exemplo
 Moléculas de água, de NH3, de H-F em H2O, ou NH3 formam ligação de hidrogênio entre si. A água é uma molécula muito polarizada (polar) e as pontes de hidrogênio produzem força suficiente para manter as moléculas unidas no estado líquido.
 Ponte de Hidrogênio entre duas moléculas de água

Ligação de hidrogênio entre moléculas de ácido
fluorídrico
Ligação de hidrogênio entre moléculas de amônia

A força da ponte de hidrogênio varia de acordo com o átomo eletronegativo ligado a ele. Como o Flúor é o que possui a maior eletronegatividade, a ponte de hidrogênio ligada a ele é a que possui mais força. Ocorre também em moléculas muito grandes, como uma proteína.
        As proteínas são formadas por grandes cadeias de aminoácidos. Sua conformação espacial não é uma cadeia alongada, mas sim enovelada nela mesma.
Um dos motivos que faz com que ela se enovele, são as pontes de hidrogênio formadas dentro da própria molécula. Essas pontes fazem com que a molécula vá se encolhendo e se torcendo sobre ela mesma, aproximando partes afastadas. Assim como a água evaporando, o calor é capaz de desfazer essas pontes fazendo com que a proteína perca a sua conformação espacial. Diz-se então que a proteína foi desnaturada.
Essa característica também é explorada para alcançar a rigidez e força em alguns polímeros comerciais, como o Nylon.
Referencias
http://qnint.sbq.org.br/qni/visualizarConceito.php?idConceito=8


 
Isso se dá pelas pontes de hidrogênio que acontecem entre as moléculas de água. Por ser uma interação tão forte, diferente da interação dos outros compostos, é necessária uma energia maior para levar a água ao seu estado de vapor.

Um comentário:

  1. Normalmente as ligações de hidrogênio ocorrem onde as moléculas onde a distribuição de elétrons não é equitativa, como ocorre nas moléculas de água, onde o H atrai fracamente os elétrons, resultando na predominância de cargas positivas, que quando se aproximam de atomos com cargas complementares formam ligações fracas por atrações eletrostáticas : as pontes de hidrogênio. Moléculas grandes polarizadas como algumas proteínas também podem estabelecer ligações de hidrogênio, contribuindo na definição de formas especiais.

    ResponderExcluir