domingo, 18 de dezembro de 2011

COMO A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS AGE EM NOSSA PELE?

       Bolsista: Eliana

             A pele humana é formada por três camadas galerinha do blog Quipibid: epiderme camada externa, mesoderme ou camada intermediária e a endoderme camada mais interna.
             A epiderme uma camada de células mortas composta por queratina, uma proteína fibrosa secundária constituída por 15 aminoácidos. As macromoléculas de queratina possuem uma estrutura tridimensional complexa, da qual participam hélices, folhas pregueadas e pontes de dissulfeto são recoberta por uma camada de gordura que impermeabiliza a pele contra a entrada de água e mantém seu pH entre 3.5 e 5.0 protegendo-a do ataque de micro-organismos e a desidratação das células vivas que estão na mesoderme.
             A mesoderme uma camada de células vivas composta por colágeno e elastina. O colágeno é uma proteína em hélice tridimencional formada por aminoácidos, cuja síntese depende da presença da vitamina C. Tem a função de unir e sustentar os tecidos sendo que na adolescência a produção de colágeno é máxima e começa a diminuir a partir dos 30 anos onde começa aparece rugas e flacidez da pele. A elastina é uma proteína helicidal, na forma de uma mola que liga a pele aos tecidos musculares e é muito elástica. Na adolescência e na gravidez a produção de elastina é maior permitindo que a pele se expanda. Além de sustentar os vazos sanguíneos que irrigam a pele.
     A endoderme composta por várias proteínas fibrosas e por polissacarídeos sulfatados, fazendo a ligação entre as camadas externa da pele e os tecidos musculares e conjuntivos dos órgãos internos.
            O pH da pele é maior onde existem transpiração, como virilha, nas virilhas, axilas e entre os dedos dos pés, devido à secreções de sais sendo que nestas áreas ele é mais ácido.
            Nos cosméticos onde o pH está próximo a 7.0 ocorre quebra da estrutura dimensional da proteína. Por isso os cosmético destinados para pele possuem pH em torno de 5.0. Quando o pH está entre 7.0. a pele, as unhas e os cabelos, formados por queratina são atacados por álcalis fortes ( substâncias ou soluções aquosas), ocorrendo a quebra da estrutura dimensional de proteína.
Ácalis= Pode ser chamado de base e tem vários Químicos que diferencia quando ela recebe prótons e quando ela libera prótons.
Definições de bases:
Arrehenius- É qualquer substância que libera o ânion OH- em meio aquoso.
Lowry Bronsted- Toda substância capaz de receber o próton.
Lewis- Substâncias capaz de doarem pares de elétrons.
Pearson-
 bases duras: são espécies que doam elétrons, possuem alta eletronegatividade e possuem baixa polaridade.
Bases moles: São espécies que recebem elétrons,possuem baixa eletronegatividade e alta polarizabilidade.
           Os cosméticos criados para fornecer um princípio ativo para pele ou para o organismo precisam vencer a proteção lipídica, que pode ser removida por solventes ou por agentes alcalinos. A partir do momento em que a proteção lipídica é rompida, as substânciaas contidas nos cosméticos podem ser absorvidas na superfície da pelo pelos poros até a mesoderme ou a endoderme, podendo penetrar na circulação sanguínea periférica, chegando a outras regiões do corpo.
         Essas explicações amigos Quipibid permitem vocês entenderem como a Química está  relacionada com a pele.

Fontes:
http://www.quiprocura.net/duros.htm                             
http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_cosmeticos.pdf
http://www.mileumsegredosdequimica.com/cosmeticos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário