sábado, 3 de dezembro de 2011

Ionização e Dissociação

Bolsista: Litton Jr.

Olá blogueiros do QUIPIBID, está semana estaremos falando sobre a diferença entre ionização e dissociação iônica. Veja abaixo conceitos e  exemplos sobre o conteúdo.

Dissociação iônica: A dissociação iônica se da através de ligações iônicas, pois, um átomo (ou grupo de átomos) transferiu de forma definitiva um ou mais elétrons de seu ligante para si, tornando-se um íon negativo e transformando o outro em íon positivo. Um fica perto do outro por atração magnética.
Por exemplo: Dissociação do NaCl (NaCl = Na+ + Cl-)
A água é uma substância constituída por moléculas polares, o pólo negativo está situado no átomo de oxigênio e o pólo positivo está nos átomos de hidrogênio. A solução iônica é obtida da interação entre H2O e NaCℓ.
 
Ionização: Alguns compostos moleculares, como os ácidos, quando colocados em um solvente são "atacados" por esse solvente e acabam formando íons. Perceba claramente que não existiam íons na molécula original. Quando ela foi colocada na presença do solvente, este conseguiu, por força magnética, "arrancar" um ou mais de seus átomos mas, nesse processo, o átomo arrancado acaba tendo que deixar um elétron para trás, tornando-se um íon.
Nesses casos, dizemos que houve uma ionização, pois uma molécula que não possuía originalmente íons passa a tê-los (livres no solvente). É o que acontece com os ácidos.
Por Exemplo: HCl (HCl = H+ + Cl-)


Importante:

  •          Sais e bases: por serem compostos iônicos, sofrem dissociação quando em solução ou fundidos;
  •          Ácidos: por serem compostos moleculares, sofrem ionização quando em solução;
  •          Regra da solubilidade, substância polar tende a se dissolver num solvente polar e substância apolar tende a se dissolver num solvente apolar;
Para melhor compreensão do conteúdo é bom dar uma revisada no assim de ligações químicas e regra de solubilidade, pois está englobado nesse contexto.

Ótimo fim de semana a todos!
Até semana que vem.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário