terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ÁCIDO NÍTRICO


                                                         Bolsista: Ana Lucia Miranda

Muitos já ouviram falar desse ácido, mas nem todos sabem o processo  envolvido na sua fabricação, quais reações ocorrem. Sendo assim, vamos conhecer um pouco sobre esse ácido.
O HNO3 trata- se de um composto químico, é um liquido viscoso, incolor e inodoro, bastante volátil, imiscível em água, forte oxidante (recebe elétrons) e corrosivo. Entre os ácido é o segundo mais fabricado e consumido pelas indústrias, este perde somente para o ácido sulfúrico (H2SO4).
Este ácido tem bastante utilidade para as indústrias químicas, de compostos orgânicos, para fabricar explosivos como: pólvora, dinamite, TNT (trinitrolueno), para fabricar fertilizantes usados na agricultura, celuloses, fibras sintéticas, nylon entre outros produtos.
O HNO3 também é utilizado pelas indústrias metalúrgicas, no refino de metais preciosos, ouro e prata, é usado para gravar em fotogravura e litografia, pelas indústrias de impressão, também em filmes de nitrocelulose usado por fotógrafos, na indústria farmacêutica para destruir e compor medicamentos.
Se inalado pode levar a desenvolver pneumonia e edema pulmonar, pode causar queimaduras na boca, garganta, esôfago e estômago se ingerido, se entrar em contato com a pele e olhos provoca queimaduras bruscas. Por isso muito cuidado ao se manusear o ácido nitrico.


Fabricação industrial

Industrialmente o ácido nítrico (HNO3), se dá pelo processo denominado de Ostwald,sendo utilizado amoníaco,a platina atua como catalisador onde o amoníaco é aquecido, pode ser obtido a partir do oxigênio e nitrogênio do ar, da água, onde formara oxido nítrico(NO),que irá se oxidar e assim formar o dióxido de nitrogênio(NO2)que reage com a água(H2O),que dera origem ao ácido nítrico.
Veja o que acontece dentro do catalisador
  
Antes do processo de Ostwald ser descoberta a obtenção do HNO3 era feito através do processo que deram nome de arco voltaico, onde o ar era submetido a corrente elétrica que reagia a cerca de 3000 graus,onde formaria o óxido nítrico.
Na produção do ácido nítrico, as indústrias liberam gases que alem de poluir, iram contribuir para desencadear a chuva ácida e além de tudo agravar cada vez mais o efeito estufa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário