quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

“CRISE DO SILICONE”

Bolsista: Alessandro R. Barbosa
            Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre a decisão da Anvisa de cancelar registro de próteses de silicone da PIP no Brasil baseada em testes feitos na França que mostram que  material da empresa francesa é frágil e contém produto inapropriado.

                   Prótese mamária de silicone da extinta empresa francesa PIP. (Foto: Sebastien Nogier / AFP Photo)

NOTÍCIA:
                A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira (29) o cancelamento do registro das próteses mamárias da marca Ply Implants Protheses (PIP). Segundo a nota, a decisão é baseada em testes feitos pela autoridade sanitária da França, país onde esse material foi produzido.                      
         Desde abril de 2010, essas próteses já estavam suspensas no Brasil, ou seja, já não podiam ser importadas nem comercializadas. O cancelamento do registro transforma a decisão em algo definitivo. 
         Com isso, as 10.097 próteses da marca que ainda estavam em estoque serão recolhidas e a Anvisa dará uma destinação final a elas. Antes de 2010, 24.534 próteses tinham sido comercializadas, e não existe uma instrução geral para essas pacientes. Elas devem procurar o médico responsável pela cirurgia e, junto a ele, decidir se mantém ou não a prótese.       
        Segundo o texto da Anvisa, os exames laboratoriais feitos na França indicam que as próteses são frágeis e preenchidas por um produto não autorizado, que pode provocar irritações se vazar. Os mesmos testes, no entanto, descartam o risco de câncer – em 2010, uma francesa que usava essa prótese desenvolveu a doença e faleceu.     
 Bem meus caros, depois das festas de fim de ano e cheios de esperança para 2012, iniciamos o ano com mais post sobre as atualidades do Brasil e do mundo e (é claro) a Química envolvida nestas notícias. Então, para iniciarmos, vamos falar sobre o silicone para entendermos melhor o que essa empresa francesa vinha fazendo com suas próteses que eram distribuídas principalmente para a América Latina. A PIP, como vocês já devem ter ouvido falar nos noticiários, ofereciam suas próteses por preços abaixo do mercado, isso por que, segundo acusações, usava silicone industrial e gel cancerígeno, o que lhes conferia baixa qualidade e taxa de ruptura acima do normal. Mas, quimicamente, o que é silicone? Vamos lá? 
      Apesar de ser empregado na fabricação de impermeabilizantes de superfícies, graxa lubrificante, cera de polimento, adesivos, selantes, colas de silicone, etc, o silicone é realmente mais conhecido por sua aplicação estética como prótese mamária, que no Brasil, em particular, se tornou uma febre nacional entre as mulheres. Geralmente em forma de gel, embalada por uma membrana resistente e maleável, as próteses de silicone são inseridas mediante pequena incisão e posicionadas entre as glândulas mamárias e o músculo peitoral, por um profissional (médico especialista), devendo ser trocadas de 15 a 20 anos.
            Quimicamente, o silicone é formado por um esqueleto inorgânico silício-oxigênio (…-Si-O-Si-O-Si-O-…) com grupos laterais orgânicos ligados aos átomos de silício.
Como a molécula de silicone é formada por este esqueleto inorgânico, contendo também grupos orgânicos na sua estrutura, dizemos que os silicones são um misto de material orgânico e inorgânico com fórmula química geral: [R2SiO]n, onde R é grupo orgânico como metil, etil, e fenil.
            Espero que gostem e até a próxima semana.
Fontes:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/12/anvisa-cancela-registro-de-proteses-de-silicone-da-pip-no-brasil.html
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/12/implantes-de-silicone-de-empresa-suspeita-viram-entulho-na-franca.html
http://www.brasilescola.com/quimica/silicone.htm

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário