quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O CHEIRO DO DINHEIRO


Bolsista: Gisléia Chaves
            Oi amigos do Quipibid! Hoje irei compartilhar com vocês, uma matéria muito interessante sobre um produto que está sempre presente nas vidas das pessoas e que as mesmas não conseguem viver sem ele. Estou me referindo ao famoso dinheiro!
Através desta matéria, vamos entender porque o dinheiro tem cheiro.

 
Nossas visadas notinhas possuem sim um cheiro e existe uma explicação química para esse cheiro que atrai muita gente.
            Sentir o odor do dinheiro não é um atributo só para quem é mais familiarizado com ele, tudo tem uma explicação científica. O odor característico presente nas notas, tem a ver com o uso freqüente das mesmas. Pois à medida que as tocamos, elas sofrem uma reação química decorrente da acidez presente em nosso suor. Devido o fato de uma nota passar por várias mãos, ela acaba adquirindo certo cheiro desagradável.
            É importante analisarmos também, o tipo do papel no qual o dinheiro foi impresso. O papel moeda em nosso país é feito com fibras de algodão. Mas, alguns países, como os Estados Unidos, por exemplo, imprimem seu dinheiro em papel à base de 25% de fibras de linho e 75% de fibras de algodão, e por causa disso produz um cheiro diferente.
            No caso das moedas, elas possuem em sua composição os metais, ferro (Fe) e cobre (Cu), estes, são responsáveis pela reação oxidante quando entram em contato com o suor. As moedas envelhecidas produzem um cheiro forte e desagradável, devido à presença dos metais que atua com um agravante do odor.
 Uma dica para você deixar suas moedas novas e sem cheiro, é deixá-las de molho em solução de ácido clorídrico.
            Meus amigos, o meu desejo é que vocês tenham gostado desta matéria e que vocês tenham sempre dinheiro disponível para suprir suas necessidades. Até a próxima!
Fontes: http://www.brasilescola.com/quimica/dinheiro-tem-cheiro.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário