sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PRESENÇA DA QUÍMICA NO PROCESSO DE SECAR ROUPAS.


Bolsista: Gisléia Chaves
Olá amigos do Quipibid! A matéria de hoje traz informações muito interessante sobre o processo de secar roupas. Este processo está presente no nosso cotidiano, pois toda família necessita de roupas limpas constantemente.

 
Para que um líquido chegue ao estado de vapor, é necessário que ele seja superaquecido. Pois o processo de evaporação acontece somente a altas temperaturas (acima de 100°C). Diante dessas informações, como explicar a realização da secagem das roupas no varal, se elas não estão quentes o suficiente para fazer com que ferva e evapore a água que esta aprisionada a elas?
            A explicação é simples e interessante:
            Ao lavar as roupas, as moléculas de água ficam aderidas ao tecido. A água se encontra alojada em meio à roupa, portanto, ela não está livre no ambiente. Mesmo que seja concedida fonte de aquecimento, como por exemplo, a secagem ao sol, a água continua ainda bem escondida. A menos que ela resolva se expor na superfície da roupa. Neste caso, o calor pode ser definido como a energia que as moléculas têm, pois quanto maior o calor, maior será a energia para as moléculas escaparem para fora do tecido.
            Algumas moléculas necessitam de uma temperatura de 20°c para obterem energia suficiente para se deslocar completamente da roupa para o ar. O instante em que identificamos a roupa como seca, é o momento em que todas as moléculas já terão escapado e evaporado devido o contato com o ambiente quente.
            No período das chuvas, o processo de secar roupas é mais lendo. Mas, em outras épocas do ano, no período das estiagens, o processo de secagem das roupas é bastante acelerado, por causa da baixa umidade relativa do ar que faz com que este roube a água contida na roupa. Por isso, para facilitar a respiração na hora de dormir, é comum a prática de se colocar toalhas úmidas nas cabeceiras das camas, para que através deste procedimento a atmosfera próxima fique mais umidificada.
            Bom pessoal, por hoje é só. Muito obrigada e até a próxima!


Fontes: http://www.brasilescola.com/quimica/calor-processo-secar-roupas.htm

Um comentário: