quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A QUÍMICA DOS EXTINTORES


Bolsista: Gisléia Chaves
Olá pessoal do Quipibid! Hoje iremos entender a composição química dos extintores, que são amigos inseparáveis dos motoristas e de vários estabelecimentos.

 
O controle do fogo é uma aplicação muito importante da química, pois todos os anos milhares de pessoas morrem em incêndios e milhões sofrem queimaduras de diversos graus de gravidade. As perdas de bens devido ao fogo somam quantidades exorbitantes.
            Os incêndios podem ser provocados por um palito de fósforo, um cigarro mal-apagado, sobrecarga na fiação elétrica ou simplesmente um curto-circuito elétrico. Devido a elevação da temperatura, quase qualquer substância pode se transformar em combustível e reagir com o oxigênio do ar. O calor liberado pela combustão facilita a propagação do fogo. As únicas maneiras de detê-lo são o esfriamento do combustível ou a limitação do oxigênio.
            Ao usar água para apagar o fogo, ela age de várias maneiras: esfria o combustível até abaixo do ponto de ignição; diminui o contato do combustível com o oxigênio do ar; evapora-se por causa do calor; e o vapor formado diminui a concentração do oxigênio circundante. A água é apropriada para combustíveis sólidos; se o que está queimando é um líquido ou um gás, não se deve usar água, pois o fogo poderá se espalhar. A água também não deve ser utilizada em fogos provocados pela eletricidade.
A reação química dos extintores é:
Na2CO3(aq) + H2SO4(aq) → Na2SO4(aq) + H2O(l) + CO2(g)
O dióxido de carbono produz uma pressão dentro do recipiente e sai. Sendo mais denso do que o ar, evita o contato do material que está queimando com o oxigênio. Existem extintores que contêm CO2 liquefeito a 50 bar, mas devem ser usados com cuidado, pois qualquer pessoa que esteja perto pode desmaiar por falta de oxigênio.
Finalizando, quero esclarecer a vocês, que existem outros extintores que utilizam substâncias sólidas, que ao entrar em contato com o material que está queimando, se decompõem pelo calor e liberam dióxido de carbono ou outros gases que evitam o contato com o oxigênio. Um exemplo é o bicarbonato de sódio: NaHCO3(s) + calor → Na2CO3(s) + H2O(g) + CO2(g).
            Meus amigos, o meu desejo é que estas informações incentivem vocês a valorizar ainda mais os extintores e que as mesmas colaborem para a conscientização das pessoas para evitar os incêndios.
          Obrigada e até a próxima!

Fontes:http://www.mundovestibular.com.br/articles/1065/1/A-QUIMICA-DOS-EXTINTORES/Paacutegina1.html

Um comentário: