sábado, 7 de janeiro de 2012

Urânio (U)

Bolsista: Leonice Paraguai
 
Olha pessoal! Estou de volta novamente para falar um pouquinho de outro “Elemento Químico”. Hoje vou falar do elemento Urânio (U) o potencial energético do urânio, combustível da fissão nuclear, ultrapassa as possibilidades do petróleo e de outros materiais físseis: aproximadamente meio quilo de urânio é capaz de fornecer tanta energia quanto 1.360 toneladas de carvão.
É encontrado na crosta terrestre na proporção de duas partes por partes por milhão. Alguns dos minérios de urânio mais importantes são a pechblenda, a uraninita, a carnotita, a autunita e a torbenita. É um elemento de coloração branco prateado e denso, o urânio é dúctil, maleável, capaz de alcançar alto polimento, que funde a 1800º C e se oxida facilmente. No ar, o metal perde o brilho e inflama- se quando é finalmente dividido.

 O produto natural é uma mistura de três isótopos, entre os quais o U 238, mais abundante, gerador da família do rádio, e o U 235, também gerador da família do actínio. Sob a ação dos nêutrons, o urânio 238 pode transforma-se em plutônio, e o urânio 235 pode sofrer fissão nuclear.
 
O último elemento natural na classificação periódica, o urânio foi descoberto em 1789 por Martin Heinrich Klaproth, que deu a ele o nome de urânio em homenagem à descoberta do planeta urano. O metal foi isolado em 1841, por Eugéne-Melchior Péligot por redução de tetracloreto de urânio (UCl4) com potássio. Em 1896, Henri Becquerel descobriu a radioatividade do urânio.
O urânio torna-se um objeto de estudo intenso e de amplo interesse depois que Otto Hahn e Fritz Strassman descobriram, em 1938, o fenômeno da fissão nuclear no urânio bombardeado por nêutrons lentos. No ano seguinte, Enrico Fermi sugeriu que os nêutrons deveriam ser produtos da fissão e podiam então desencadear uma reação em cadeia, o que foi comprovado mais tarde por outros pesquisadores.
Em conseqüência dessas descobertas, produziu-se a primeira reação nuclear em cadeia auto-sustentada, em 1942; inventou o primeiro submarino movido a energia atômica, e em 1955, construiu-se a primeira usina nuclear.
O Brasil é dono da quinta maior reserva natural de urânio com aproximadamente 300 mil toneladas distribuídas em jazidas no Ceará (142 mil toneladas de minerais associados à fosfatos), Bahia ( 93 mil toneladas) e diversas outras jazidas de menor tamanho como em Minas Gerais, onde o Urânio se encontra associado ao Ouro.
Grandes períodos expostos a radiação emitida pelo Urânio pode também gerar diversos tipos de cânceres. Ele também afeta diversas partes do corpo como sangue, ossos, rins e fígado. Muitos trabalhadores de minas acabam desenvolvendo câncer de pulmão por estarem expostos a esse tipo de radiação. Deve-se ter muita responsabilidade quanto à finalidade do Urânio extraído, já que ele pode ser usado para a produção de armas nucleares poderosos de grande capacidade de destruição.
 
A rocha que contém Urânio é extraída do solo e em seguida submetida a um processo industrial chamado lixiviação, para retirada do Urânio. Do processo resulta um licor, que é levado à usina de beneficiamento, onde é clarificado e filtrado, passando então um processo químico até se transformar num sal de cor amarela, o concentrado de Urânio, cuja composição química é o diuranato de amônio.

Por hoje é só pessoal!Uma ótima semana para todos e até a próxima semana com mais um “Elemento Químico”.


Referência


2 comentários: