quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O QUE FAZ UMA LÂMPADA ACENDER?


Bolsista: Gisléia Chaves
                Oi pessoal do Quipibid! Através da matéria de hoje, iremos entender como a energia chega até nossas casas e porque ela é capaz de acender uma lâmpada.

A energia elétrica está sempre presente no nosso cotidiano e ela é muito importante para nós, por que necessitamos dela para desenvolver várias atividades. A definição de energia elétrica pode ser a capacidade de trabalho de uma corrente elétrica.
            Tudo se inicia na usina de geração de energia, onde existem enormes turbinas que se movimentam através da ação da água (hidrelétricas) e produzem energia com elevada tensão (700 mil volts) para que essa possa cursar longos caminhos até nossas casas. No Brasil, essa é a forma de aquisição de energia mais aproveitada e ela é responsável pelo fornecimento de 70% da eletricidade consumida em todo o país.
            Para que a energia chegue a nossas casas com a voltagem de 110 e 220 volts, ela passa por transformações que ficam localizados nos postes distribuídos pela cidade. Fios saem desses aparelhos e levam eletricidade até nós.
            Após o entendimento desta explicação, surge uma pergunta em nossa mente. Como essa energia é capaz de manter lâmpadas acesas?
Por exemplo, as lâmpadas incandescentes têm um filamento em seu interior que consente a passagem de corrente elétrica dando origem a luz.
            É de suma importância saber que:
A corrente elétrica equivale ao movimento dos elétrons por um condutor.
            De acordo com estas informações, concluímos que a rota da eletricidade nada mais é do que a viagem de elétrons por fios condutores de energia.
            A potência em watts determina qual é o consumo de energia em dado período, e isso é obtido através do relógio instalado em nossa casa. Ele também nos possibilita verificar o quanto consumimos durante o mês.
            Obrigada e até a próxima!

Fontes: http://www.brasilescola.com/quimica/e-haja-luz-rota-eletricidade.htm

7 comentários:

  1. O que acontece dentro do filamento para que ocorra a transformação de energia elétrica para luminosa?

    ResponderExcluir
  2. cara, sinceramente, vc nao respondeu objetivamente à pergunta inicial do post, pois vc explicou como chega energia na lampada e nao exatamente como ela é transformada em luz(luminosidade), entendeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Tipo como a luz acende ?

      Excluir
    2. Quando o filamento de tungstênio recebe quantidade de energia suficiente para movimentar seus elétrons, eles são capazes de "saltarem" para orbitais mais externos do átomo e, ao retornarem, emitem fótons, consideradas como luz.

      Excluir
    3. Existe algum nome dado a esse processo que ocorre em especifico com a lâmpada?

      Excluir
  3. cara, sinceramente, vc nao respondeu objetivamente à pergunta inicial do post, pois vc explicou como chega energia na lampada e nao exatamente como ela é transformada em luz(luminosidade), entendeu?

    ResponderExcluir