sexta-feira, 16 de março de 2012

Boro (B)

Bolsista: Leonice Paraguai

 Olha pessoal! Estou de volta novamente para fala um pouquinho mais de outro “Elemento Químico”. Hoje vou falar do elemento Boro (B) é um elemento semimetálico, tem uma grande estabilidade, resistência que o torna imune até o ácido clorídrico concentrado em ebulição e índice de dureza próximo ao diamante. Tudo isso permite que o Boro tenha múltiplas aplicações, como antioxidante, anticorrosivo e componente de materiais de revestimento em geral.

O Boro não é encontrado em estado puro na natureza, aparece sob a forma de ácido bórico e de boratos , como o bórax , o tincal e a kernita , e integra numerosos compostos minerais. O Boro amorfo tem densidade igual a 2,34. O Boro cristalino, mais puro é muito duro, em estado puro o Boro não tem muito emprego útil, mas na forma de ácido bórico e bórax encontra grande aplicação na indústria. Em eletrônicos, é usado como semicondutor, já que sua condutividade elétrica aumenta com a elevação da temperatura. O Boro combina tanto com os elementos metálicos quanto o não metálico para formar compostos covalentes.



O ácido bórico é muito fraco e antigamente era empregado na medicina como anti-séptico e na conservação de alimentos cosméticos. Essa prática, nos dias atuais é proibida por ser contra indicada por causas das propriedades tóxicas do ácido.  É utilizado na fabricação de vidros e nos esmaltes para cobertura de chapas metálicas. Já na obtenção do bórax sob a forma de cristais incolor, ligeiramente solúvel em água fria e mais solúvel em água quente, sendo suas soluções alcalinas.

O bórax fundido dissolve alguns óxidos metálicos, formando compostos de coloração bem definida, é usado em química analítica nos ensaios de pérola de bórax. Usam-se grandes quantidades de bórax na fabricação de esmaltes, vidrados, vidros ópticos, na fabricação de sabão e de óleos secantes entre outras aplicações. Os bórax têm grande importância como aditivo em misturas combustíveis de alta potência. No Brasil não são conhecidas jazidas de boratos, mas ocorreram borossilicatos, na forma das turmalinas, porém não são considerados minérios. O Boro é utilizado nos fogos de artifícios para dar uma coloração esverdeada, nos belos espetáculos da queima dos fogos.
O Boro puro não é tóxico, mas se ingerido em quantidades maiores que 50 mg causa indisposição. Seus compostos hidrogenados são muito mais prejudiciais, além de altamente inflamáveis. A maior fonte de Boro no mundo está na Califórnia no deserto de Moiave, na forma de kernite, porém outros países são grandes produtores do mineral, destacando-se: Itália, Turquia, Bolívia, Chile e Peru.
O Boro elementar não é muito utilizado, mas estudos revelam que se consumido em pequenas quantidades (de 10 a 15 mg) ajuda a combater a  osteoporose, pois mantém o cálcio  nos  ossos sob forma de boratos.O bórax é amplamente utilizado na taxidermia de  animais, em inseticidas , na fabricação de fertilizante, além de ser matéria-prima principal na fabricação de recipientes de vidro com a marca registrada Pirex.

Por hoje é só pessoal! Espero que tenha gostado, até a próxima semana, tudo de bom para todos.


Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário