sexta-feira, 9 de março de 2012

Para nós vestirmos precisamos da Química

Bolsista: Eliana

Oi seguidores da coluna Química da Beleza. Vocês sabiam que as roupas que usamos estão repletas de Química? Elas estão impregnadas de petróleo. Calminha, já irei esclarecer.
         Com a nafta extraída do petróleo ou gás natural, as indústrias petroquímicas geram diversos produtos como etilenoglicol, o ácido tereftálico, o dimetil tereftalato, a acrilonitrila, a adiponitrila e a caprolactama. São estes nomes difíceis de pronunciar que vão dar origem aos fios e fibras de poliéster, à poliamida mais conhecida como náilon, à fibra acrílica e ao elastano.
  Etileno glicol
 É um álcool com dois grupos OH. É produzido a partir do etileno, através do intermediário de óxido de etileno. O óxido de etileno reage com a água para produzir etileno glicol.
                      
                                                  C2H4O + H2O → HOCH2CH2OH  

Ácido tereftálico ou ácido 1,4 benzoldicarboxílico.
Seu uso principal é na formação de polímero pet, em combinação com o etileno glicol.

 Acrilonitrila
É um monômero da poliacrilonitrila.







Formula molecular C3H3N

Adiponitrila
É um importante precursor do polímero nylon






Tem fórmula molecular: C6H8N2

Caprolactama
É uma lactama de ácido 6- aminohexanonóico. É o resultado da condensação de um diácido com uma diamina então recebe 2 números que corresponde ao nÚmero de carbonos na amina  e no ácido.

          É amiguinhos, quantas roupas vocês já usaram e nunca pararam para pensar na Química que envolve na sua fabricação,  inclusive os corantes para colori-las fazem parte da Química.

Fontes:





Nenhum comentário:

Postar um comentário