sexta-feira, 9 de março de 2012

TORRE DE ACETATO


Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis
Você alguma vez já derramou um líquido sobre uma superfície e este instantaneamente ficou sólido? Pois você verá isso acontecer agora...

MATERIAL UTILIZADO
  •          87,5 g de acetato de sódio
  •          25 mL de água destilada
  •          Béquer de 1 litro
  •          Fonte de calor (manta aquecedora, chapa, chama de fogão, etc.)
  •          Erlenmeyer de 250 mL
  •          Béquer de 100 mL
  •          Placa de madeira (30 cm X 30 cm)
  •          Espátula
  •          Bastão de vidro
PROCEDIMENTOS
  •          Aqueça 750 mL de água no béquer de 1 litro utilizando a fonte de calor.
  •          Em seguida, coloque dentro do erlenmeyer 87,5 gramas de acetato de sódio e acrescente 25 mL de água. Coloque o erlenmeyer, dentro do béquer com a água aquecida, tomando cuidado para que não entre água dentro dele.







  •          Após todo o soluto ser dissolvido, retire o erlenmeyer de dentro do béquer, deixe esfriar por três horas. Cuide para não agitar o sistema durante o esfriamento.
  •          Em seguida, coloque um grão de acetato de sódio em cima da placa de madeira e despeje a solução cuidadosamente em cima dele, tomando o cuidado para não agitar a solução durante o derramamento.






O QUE ACONTECEU?
O acetato de sódio é uma substância solúvel em água, mas a sua solubilidade não é infinita. De acordo com o princípio de Le Chatelier, uma vez que a dissolução for endotérmica, quando a solução é aquecida, a solubilidade aumenta e se obtém uma solução supersaturada.
Após a solução esfriar, o valor da solubilidade volta a ser menor, mas para que a solução se cristalizasse, ela teria que sofrer uma perturbação externa que abalasse o estado da solução.
E é justamente isso que acontece quando a solução entra em contato com o grão de acetato, o meio sofre uma perturbação e a solução se cristaliza.

EXPLICANDO UM POUCO MAIS...
Primeiro precisamos entender o que é uma solução. Solução é uma mistura homogênea constituída por duas ou mais substâncias numa só fase. Elas são formadas por solvente (substância em maior quantidade) e um ou mais solutos (substância em menor quantidade).
A maioria das substâncias dissolve-se em certo volume de solvente, em quantidade limitada. A água é considerada um “solvente universal”, devido a sua capacidade de dissolver um grande número de substâncias.
Solubilidade é então a quantidade máxima de um soluto que se dissolve em um determinado volume de solvente, a uma dada temperatura, formando um sistema estável.
Quanto à solubilidade as soluções podem ser:
- Saturada: solução com a quantidade de soluto igual à solubilidade a uma dada temperatura.
- Insaturada: solução que contém uma quantidade de soluto inferior à solubilidade a uma dada temperatura.
- Supersaturada: solução que contém uma quantidade de soluto superior à solubilidade a uma dada temperatura. Essa solução é instável, a mínima perturbação fará com que o excesso de soluto dissolvido, precipite, formando um corpo de fundo.

Por hoje é só, espero que tenham gostado. Volto na semana que vem com mais um experimento escolhido a dedo, buscando agradar nossos leitores. Sugestões, críticas, dúvidas, podem ser enviados ao meu email: solangekkk@hotmail.com

REFERÊNCIAS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário