terça-feira, 3 de abril de 2012

AVOGADRO - A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A QUÍMICA


Bolsista: Leidiane R. Rosa

Químico e físico italiano, Amedeo Avogadro, nasceu em Turim, em 9 de agosto de 1776, e  faleceu em 9 de julho de 1856.  Foi Conde de Quarequa e de Cerreto herdou o título de nobreza do pai, também foi presidente do senado do Piemonte em 1799, formado em ciências jurídicas, praticou a advocacia por alguns anos; Avogadro manifestou interesse pelas ciências naturais, estudando por conta própria, química, física e matemática.
 Em 1809 tornou professor de física no Reale Collegio di Vercelli. Em 1820 Avogadro obteve a cadeira de física da universidade de Turim e escreveu vários trabalhos sobre questões de química e de física e em 1850, retirou-se da universidade.

Em 1811 enunciou o mais importante princípios da química moderna, a hipótese hoje conhecida como lei de Avogadro: "Iguais volumes de quaisquer gases encerram o mesmo número de moléculas, quando medidos nas mesmas condições de temperatura e pressão".
Mas os contemporâneos, como Berzelius, recusaram-se a aceitá-la. Somente em 1858, quando o químico italiano Stanislao Cannizzaro (1826-1910), estabeleceu em definitivo a teoria atômico-molecular baseado na hipótese de Avogadro, e foi então universalmente consagrada como lei. Essa lei permitiu explicar por que os gases se combinam quimicamente em proporções simples de números inteiros, como havia observado, anos antes, Joseph-Louis Gay-Lussac.
Avogadro foi o primeiro cientista á analisar reações que revelaram que as moléculas dos elementos gasosos hidrogênio, oxigênio, cloro e nitrogênio contêm dois átomos, e nos gases inertes (hélio, neônio, argônio, criptônio xenônio e radônio) a molécula é monoatômica. Possibilitou, também, elucidar a estrutura diatômica das moléculas de gases como o nitrogênio, o hidrogênio e oxigênio, onde obteve a composição correta da água, H2O, e de várias outras substâncias, permitindo o cálculo dos pesos atômicos. 
A lei de Avogadro foi estabelecida universalmente como número de Avogadro, cujo valor foi pela primeira vez determinado, com certa aproximação, em 1865.
O Número de Avogadro é o número de moléculas contidas em um mol de qualquer substância. Seu valor é 6,02252 X1023. O Volume de Avogadro é o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás, nas condições normais de temperatura e pressão (273 K e 1 atm). Nessas condições, seu valor, calculado pelo físico austríaco Joseph Loschmidt (1821 - 1895), é 22,412 litros.

Referencias




Nenhum comentário:

Postar um comentário