quarta-feira, 4 de abril de 2012

CSI- Las Vegas 9ª Temporada- Episódio 30º “O trem da morte”

Uma inteligente serie voltada para a investigação da cena do crime por parte do grupo do departamento de criminalística da policia de Las Vegas. A série retrata o cotidiano de investigadores que resolvem casos analisando os locais onde os crimes foram cometidos.
            Este episódio relata onde acontece uma serie de mortes e a capacidade dos CSIs é testada. Eles acreditam que os crimes tem ocorrido devido uma questão de saúde publica e isso tem causado vários falecimentos. Em outro caso, uma rivalidade amigável sobre quem vai ganhar o próximo concurso de beleza tem um final mortal.
            Você sabia que através desta fantástica série podemos também enriquecer nosso conhecimento de química? Nela esta contida uma parte da química que analisando os crimes minuciosamente é possível desvendá-los, a Química Forense.
 
O que é química forense?
            Segundo Zarzuela (1995), denomina-se Química Forense o ramo da química que se ocupa da investigação forense no campo da química especializada, a fim de atender aspectos de interesse judiciário. Este ramo da química atende basicamente as áreas de estudos da criminalística e da medicina forense.
 Diversas técnicas de analises químicas, bioquímicas e toxicológicas são utilizadas para ajudar a compreender a face complexa dos crimes, como assassinatos, roubos, envenenamentos, disparos de armas de fogo, identificação de adulteração em veículos, revelação de impressões digitais, identificação de sangue em locais de crime e peças relacionadas a estes.
Por exemplo, na utilização de armas de fogo em uma cena de crime, é produzido vestígio de disparo, os quais são expelidos pela expansão gasosa oriunda da combustão da carga explosiva presente nos cartuchos que compõem a munição das armas. Durante um disparo gases são expelidos também para a região posterior da arma, depositando resíduos na mão do atirador.


No exame residuográfico, após fixação em tiras de papel, vestígios de chumbo na mão do atirador podem ser revelados como solução ácida de rodizonato de sódio.

A analise química de chumbo consiste na coleta de amostra das mãos do suspeito, através de aplicação de tiras em superfície de papel de filtro, as tiras ao serem borrifadas com solução acidificada de rodizonato de sódio, se apresentar um espalhamento de pontos de coloração avermelhada, é um resultado positivo para o disparo.
            A reação química envolvida no processo consiste na complexação de íons chumbo pelos íons rodizonato:
 
Fontes:
qnint.sbq.org.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário