segunda-feira, 23 de abril de 2012

Lei de Charles


Bolsista: Leidiane R Rosa
Você já deve ter ouvido falar em calibrar os pneus, mas sabe por que fazer isso? Sabe por que tem que ser feito pela manhã?
É devido à pressão dos gases que há nos pneus.
Mas quem sabe explicar direito por que isso acontece é Charles.
Jacques Alexandre César Charles nasceu em Beaugency em 1746, físico, químico, estudou matemática e ciências, foi funcionário público. Foi o inventor pioneiro do uso do gás hidrogênio para encher balões aerostáticos, utilizava-se apenas ar quente.
Impressionou-se com os experimentos científicos de Benjamin Franklin durante sua passagem por Pais, e passou a se dedicar à física e logo começou a publicar sobre o assunto (1781). Junto com seu irmão o físico e aeronauta francês Nicolas Robert (1758-1820); foi o primeiro a usar hidrogênio e subir em balões enchidos com esse gás (1783). Também desenvolveu experimentos com eletricidade, tornou-se presidente do setor experimental da Académie (1816) Entrou para a Académie des sciences (1785) e foi professor de física experimental do Conservatoire des Arts et Métiers. E morreu em Paris em 1823.

Umas das leis mais importantes sobre a expansão térmica dos gases foi formulada por Charles em 1787, uma lei física que afirma que um volume de gás a uma pressão constante varia diretamente com a temperatura absoluta. Ele descobriu que todas as substâncias em estado gasoso obedecem a um mesmo principio: cada vez que sua temperatura é aumentada em 1 °C, todas sofrem um aumento de volume equivalente a 1/273 de seu volume a 0°C. Isso o levou a concluir que, à temperatura de -273°C, o volume de qualquer gás se anularia.

Porém não publicou sua teoria que anos mais tarde foi conhecida através Gay-Lussac (1778-1850). A lei física é conhecida como lei de Gay-Lussac  e por lei de Charles, e afirma que o volume de um gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta, quando a pressão é mantida constante.
 As variáveis envolvidas nas equações são volume (V), pressão (P), e temperatura (T) esta por sua vez é medida em kelvin(K).





Podemos concluir com esta lei que, se aumentarmos a temperatura, a pressão dentro do recipiente que contém o gás vai aumentar e vice-versa; isso ocorre devido às colisões das partículas do gás com as paredes do recipiente. O aumento da energia cinética das partículas aumentará a pressão.
Devido a este comportamento dos gases, que é necessário fazer a calibragem dos pneus de carros, motos, caminhões. Com o aumento da sua temperatura, a pressão dentro dos pneus também aumenta. Por isso que é necessário fazer a calibragem dos pneus constantemente para regular os níveis da pressão provocada pelos gases.
Isso deve ser feito pela manhã porque os pneus estão frios, e as partículas dos gases estão mais estáveis.  Se o pneu está aquecido, as partículas estão agitadas, com mais pressão, e a oscilação é grande, isso faz com que a calibragem pareça uma coisa e seja outra, podendo causar danos ao veiculo e a vida dos passageiros.

Referencias





Nenhum comentário:

Postar um comentário