terça-feira, 22 de maio de 2012

“ONDA DE ATAQUES COM ÁCIDO ASSUSTAM A COLÔMBIA”


Bolsista: Alessandro R. Barbosa


            Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre grande número de ataques com ácido que tem virado caso de saúde pública na Colômbia.


NOTÍCIA:
           A incidência de ataques com ácido em Bogotá levou a prefeitura da capital colombiana a criar um programa de recuperação especifico para mulheres vítimas desse tipo de ação. Mas o uso do produto vai além dos casos de violência doméstica, com registros recentes de uso de ácido em crimes comuns.
            As estatísticas existentes não distinguem os tipos de crime, mas, de janeiro até agora, já foram registrados 20 casos na capital colombiana. No ano passado foram 42 registros e em 2010 foram 55.
       Atacada em dezembro de 2010 quando voltava da loja em que trabalhava, Gloria Piamba, de 26 anos, já passou por seis cirurgias. Atualmente, ela está desempregada e vive com o filho de seis anos em um abrigo, por não ter trabalho e renda suficiente para se sustentar.

            Gloria conta que seu ex-marido começou a ameaçá-la seis meses antes do ataque e que ela chegou a denunciá-lo à polícia. "Mas não fizeram nada. Ele me seguia e me ameaçava dizendo que iria me destruir e me marcar para sempre", disse à BBC Brasil.
            Como em outros casos similares, ela não chegou a ser atacada pelo ex-marido, mas por um homem que teria sido contratado para o trabalho. Por falta de provas, o antigo companheiro da ex-vendedora não foi preso. "A investigação só começou mais de um ano depois. Ele continua livre, vivendo a vida normalmente", afirma Gloria.
            A ex-vendedora não recebe ajuda da família, que vive na zona rural. Ela diz que espera conseguir um emprego por meio do programa que a prefeitura está criando. [...]
            [...] A esteticista Gina Potes, de 35 anos, foi contratada pela Secretaria de Saúde para ser a 'Referência Distrital' para as mulheres vítimas de queimaduras com ácido.
            Gina foi o primeiro caso registrado de queimadura por ácido, há 15 anos. Ela tinha 20 anos quando foi atingida e era casada. De acordo com a esteticista, não foi um crime passional e até hoje não se sabe quem são os autores do crime e qual foi a motivação
            Ela relembra que estava em casa com os dois filhos pequenos quando a chamaram no portão. "Um homem que eu nunca tinha visto me disse: 'Você é muito bonita, ninguém pode ser tão bonita assim!'. Aí ele jogou a ácido e correu", recorda.

        A coordenadora de gênero da Secretaria de Saúde de Bogotá, Paola Romero, confirmou que a maioria dos casos são de agressões provocadas por ex-companheiros ou pessoas pagas por eles para executarem a ação, geralmente por motivações passionais.
"Não estamos preparados para lidar com isso e temos que correr contra o tempo, porque a delinquência parece ter percebido essa brecha", admite Paola...

            Dando continuidade aos nossos estudos, hoje vamos falar dos ácidos e em especial os que foram citados nesta reportagem do g1. Vamos lá?
            Segundo Reis (2010, p.368) ácidos são compostos covalentes que reagem com a água (sofrem ionização) formando soluções que apresentam como único cátion o hidrônio, H3O+1.
            Apesar desta definição podemos observar a presença dos ácidos em nosso cotidiano através de algumas características como o seu sabor azedo, que estimulam a salivação, como é o caso do vinagre ou do suco de limão em saladas está associado a esse fato. O aumento da quantidade de saliva facilita a ingestão.
            Além dessas, uma característica marcante de alguns ácidos é o seu poder corrosivo, dentre estes temos o ácido clorídrico e o sulfúrico (usado em baterias de carro). Isto pode ser observado através da reportagem acima.
            O ácido clorídrico consiste no gás cloreto de hidrogênio dissolvido em água. Quando impuro, é vendido no comércio com o nome de ácido muriático, sendo usado principalmente na limpeza de pisos e de superfícies metálicas antes do processo de soldagem.
            Apresenta a fórmula molecular HCl, sendo que a fumaça liberada por esta solução aquosa é sufocante, corrosiva e tóxica. Ele é um composto molecular formado por uma ligação covalente, com apenas um compartilhamento de elétrons, conforme a fórmula eletrônica de Lewis mostra:


        Além disso, esse ácido é encontrado no nosso estômago. É um dos principais componentes do suco gástrico que é secretado para auxiliar na digestão dos alimentos, num volume de aproximadamente 100 mL.
              Outro ácido importante e também perigoso é o ácido sulfúrico que apresenta fórmula molecular H2SO4. É o ácido mais importante economicamente, sendo que na década de 60, o grau de desenvolvimento industrial de um país era avaliado pela quantidade de ácido sulfúrico que ele produzia e consumia.



      Uma das principais propriedades do ácido sulfúrico é sua ação oxidante e, principalmente, desidratante, quando concentrado. Assim, ele carboniza os hidratos de carbono, como os açúcares, o amido e a celulose, o que ocorre devido à desidratação desses materiais.
            Espero que tenham gostado e aguardo comentários!

Fontes:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/05/ataques-com-acido-viram-problema-de-saude-publica-em-bogota.html
*USBERCO, João. Química - volume único. - 5.ed. reform. - São Paulo: Saraiva, 2002.
*REIS, M.; Química – Meio Ambiente – Cidadania – Tecnologia. v. 3, Editora FTD, 2011.





Nenhum comentário:

Postar um comentário