quarta-feira, 2 de maio de 2012

Planeta dos Macacos- A origem

Este filme mostra a luta de um cientista que, com os recursos de uma grande corporação farmacêutica, onde ele estuda pesquisa e trabalha para encontrar a cura para o Mal de Alzheimer, doença que afeta seu pai. Ele cria um composto virótico, que primeiramente foram testados em chimpanzés, perceberam então que o composto propiciava a regeneração dos neurônios e aumentava o QI dos macacos utilizados como cobaia, como por exemplo, Cesar que nasceu de uma das macacas do laboratório que recebeu a substância, que dela herdou uma inteligência superior.
Will o cientista leva para casa algumas amostras do medicamento e aplica em seu pai que de inicio tem uma melhora notória devido ao medicamento, e que depois regredirá bastante, pois a substância no organismo humano não é igual a dos macacos que só demonstram progresso.
 O filme mostra a importância da pesquisa e também as consequências que podem trazer ao ser humano quando não são testadas corretamente. Primeiramente vamos entender um pouco o que é o Alzheimer, é uma doença que degenera o cérebro, isto é causa atrofia, perda da habilidade de pensar, raciocinar, memorizar, afeta as áreas da linguagem e alterações no comportamento.
É importante também neste filme observar como se dá uma pesquisa cientifica,  o método cientifico muito importante na química, consiste em coleta de dados por meio de observação, experimentação, formulações e teste de hipóteses, até que se possa chegar a uma teoria.
E também não podemos deixar de citar o grande crescimento da indústria farmacêutica. que sempre tem trabalhado em prol da pesquisa e do desenvolvimento da ciência. Você imagina como são feitos os medicamentos?
Bom, eles são fabricados por uma equipe de farmacêuticos, bioquímicos e auxiliares técnicos. Tendo em base que este medicamento possua propriedades curativas ou preventivas de doenças em seres humanos. Galeno (129-199 aC), foi o fundador da farmácia, divulgou o uso de extratos vegetais para a cura de diversos males, emprestando o nome às formulas farmacêuticas, denominadas fórmulas galênicas.
A farmacópeia brasileira dá a seguinte definição:: "produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. É uma forma farmacêutica terminada que contém o fármaco, geralmente em associação com adjuvantes farmacotécnicos." (Resolução RDC, nº84/02).
A definição legal brasileira pode ser vista na Lei n° 5991, de 17 de dezembro de 1973, conforme transcrita a seguira; Art. 4º II- Medicamento – produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnósticos. 


Fontes:
www.abcdasaude.com.br/artigo.php
www.telaquente.net/planeta-dos-macacos-a-origem.html
www.qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/03/remedios.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário