quarta-feira, 12 de setembro de 2012

EXPLICAÇÃO QUÍMICA PARA AS DIFERENTES CORES DAS FLORES DAS HORTÊNSIAS


Bolsista: Gisléia Chaves
            Olá amigos do Quipibid! Com as informações desta matéria, entenderemos porque as hortênsias produzem flores com cores variadas.
                      
 
            Como vocês sabem, as flores estão presentes no nosso dia a dia, afinal, quem não tem um jardim em sua casa, não é mesmo? Mas as flores das hortênsias nos causa uma grande curiosidade, pois em alguns lugares ela produz flores azuis e em outros, as flores são rosa. Vamos entender porque isso acontece?
            A medida do pH do solo é muito  importante na agricultura, pois cada vegetal cresce melhor em um determinado valor de pH. A erva-mate e a mandioca requerem solo ácido, pois elas são nativas da América, onde predominam solos ácidos. Já a soja, alfafa, algodão e feijão são menos tolerantes à acidez do solo, ou seja, se adaptam e crescem melhor em solos corrigidos com calcário (CaCO3), cujo pH se situa na faixa de 6,0 a 6,2.
            O pH do solo não influencia apenas no crescimento dos vegetais. A hortênsia, por exemplo, produz flores azuis em solos ácidos, e flores rosa em solos alcalinos.
            Utilizamos uma escala denominada escala de pH para medir a acidez ou basicidade de uma solução.Esta escala varia de zero (soluções muito ácidas) até 14 (soluções muito básicas); o valor pH = 7 indica uma solução neutra (nem ácida nem básica).
            O pH é medido na prática com indicadores ácido-base (substâncias que mudam de cor em valores bem definidos de pH) ou por meio de aparelhagem elétrica ( que mede a condutividade elétrica da solução). Os químicos dispõem de um grande número de indicadores, que mudam de cor em diferentes valores de Ph (a mudança de cor é chamada de viragem do indicador). Outro indicador muito usado em laboratório é o papel de tornassol, que fica vermelho em contato com os ácidos, e azul em contato com as bases.
            Para finalizar, deixarei uma tabela de valores comuns de pH:
               
Espero que vocês tenham gostado destas informações. Bons estudos e até a próxima!


REFERÊNCIAS:
          • Feltre, Ricardo, 1928-.
            Química/ Ricardo Feltre. -6.ed.- São Paulo: Moderna, 2004.
             V.1. Química Geral

         http://www.google.com.br/search?q=tabela+de+valores+comuns+de+ph&hl=pt-

Nenhum comentário:

Postar um comentário