sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O Charme Químico do Chocolate

                                                                                                        Bolsista:Leidiane Rodrigues Rosa
     
 
Quente, frio, líquido, sólido, o chocolate é consumido pelo mundo inteiro.
Com mais de três mil anos o chocolate ainda faz o maior sucesso.
Um pouco de historia: Os Maias e Astecas povos da América Central, já consumiam este alimento nativo de variadas maneiras, mas foi somente na ultima viagem de Cristovão Colombo que o chocolate chegou a Europa e anos depois conquistou a corte, tornando assim, um tesouro.
Em meados do sec. XVII surgiu à primeira fabrica inglesa de chocolate, a partir daí aperfeiçoou as técnicas de preparo e consumo de chocolate, que se expandiu pelo mundo; a primeira fabrica no Brasil foi fundada pelos alemães em 1891 no Rio Grande do Sul.

Um pouco de química: o chocolate é um alimento rico em lipídeos. Os lipídeos são compostos orgânicos solúveis em solventes orgânicos (clorofórmio e metanol), funcionam como combustível metabólico, reserva e transporte de energia e são componentes estruturais de membranas. Os lipídeos auxiliam no transporte e na absorção de vitaminas lipossolúveis (solúveis em gorduras) como as vit. A, D e E além de amenizar as secreções gástricas e produzir sensação de saciedade.
São conhecidas 380 substancias químicas presente no chocolate, entre elas o cálcio, ferro, carboidratos, potássio, cobre, manganês, magnésio, vitaminas E e do complexo B, cafeína, fenilatilamina, anadamida, salsolinol e teobromina são elas as responsáveis pelo charme químico do chocolate.
A fórmula química do chocolate é C7H8N4O2, esta é a formula da teobromina, um alcaloide da família das metil- xantina substancia encontrada no fruto cacau (Theobroma cacau) que junto com outros compostos químicos (cafeína) favorece a atividade mental e é responsável pela sensação de bem estar.. O chocolate também possui:                                 

                                            

Flavonóides: são antioxidantes que impedem o colesterol LDL e combate os radicais livres que provocam o envelhecimento precoce. Os flavonóides são fenóis, ácido com um grupo hidroxila (-OH) ligado a um núcleo benzênico.
 
Triptofano: é um aminoácido essencial, precursor da vitamina B3(niacina) e da serotonina.
Serotonina: é uma molécula sintetizada a partir da proteína triptofano e tem função de neurotransmissor, molécula envolvida na comunicação entre as células nervosas (neurônios) do cérebro, afetando o nosso humor, sono, apetite, além de auxiliar no trato intestinal e nas plaquetas sanguíneas. A serotonina aumenta os níveis de endorfina no cérebro. A endorfina é relacionada ao bom humor, bem estar, euforia e tem efeito analgésico.

                                       
Os pesquisadores não possuem uma mesma teoria a respeito dos efeitos do chocolate, à aqueles que acreditam e os que não creem na capacidade do nosso cérebro produz substancias químicas ao comer chocolate. Os cientistas vão continuar a pesquisar o verdadeiro motivo para os doces mistérios da popularidade do chocolate.
Enquanto isso delicie um bom chocolate!!!!

Referencias
FONSECA, Martha Reis Marques da.Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1ª Ed. São Paulo. FDT, 2010. Vol.3
www.icb.ufmg.br/biq/prodap/teste.pdf

http://www.melhoramiga.com.br/2010/03/especialista-alerta-para-os-beneficios-e-maleficios-do-chocolate/
http://quimicavolatil.blogspot.com/2010/02/chocolate-estimula-serotonina.html


                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário