sábado, 20 de abril de 2013

As aventuras de PI

                                                                             Bolsista: Mônika Cristina



Pi Patel é indiano, seu pai é dono de um zoológico localizado na Índia. Ao passar alguns anos, a família de Pi decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A família resolve mudar para o Canadá, levando os animais com a intenção de vendê-los para recomeçarem a vida. Porém, o navio cargueiro onde todos viajavam naufraga após uma terrível tempestade.


Pi é o único que sobrevive em um bote salva-vidas, dividindo espaço com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker. Ao final fica apenas ele e o tigre durante toda sua trajetória no mar, quase no final do filme eles vão parar numa ilha, mas a ilha possui propriedades que a faz com que se torne ácida quando a maré enche, também era uma ilha viva, ou seja, comia tudo que estava em baixo, tornando-a inabitável. Ao final eles são resgatados, mas o tigre segue sua vida na mata.
Então amigos do nosso blog, o que será que este filme tem a ver com a química? O ácido!
Hoje, iremos conhecer o que é um ácido e suas propriedades!
Propriedades gerais dos ácidos são: possuem sabor azedo (vinagre, limão), reagem com certos metais produzindo Hidrogênio gasoso, reagem com carbonatos e bicarbonatos para produzir dióxido de carbono gasoso, as suas soluções aquosas conduzem eletricidade.
Os ácidos alteram a cor de certas substâncias chamadas indicadores. Os indicadores tem a propriedade de mudar de cor conforme o caráter acido ou básico das soluções. O tornassol e a fenolftaleína são indicadores de ácidos e bases.
Os ácidos reagem com as bases, formando sais e água, essa reação se chama reação de neutralização.
 Definições dos ácidos:
Arrhenius: ácidos são substâncias que se ionizam em solução aquosa, liberando íons H+ . Exemploácido clorídrico (HCl), que se decompõe em:
HCl à H+ + Cl-
Bronsted- Lowry: ácido é uma espécie química capaz de ceder o próton H+, para outra espécie, independentemente do meio em que elas se encontram. O ácido doa próton e forma uma base conjugada.
Lewis: um ácido é uma  espécie química (molécula ou íon) carente de elétrons e, portanto, capaz de receber pares de elétrons.




pH:Os valores de pH variam de 0 a 14 e podem ser medidos através de um aparelho chamado phmetro, mas podemos medir o pH (com menos precisão) com o uso de indicadores. Mas o que é um indicador? É uma substância que revela a presença de íons hidrogênio livres em uma solução, ele muda de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH.
Veja como classificar se uma solução é ácida ou básica:
pH 0 a 7 - soluções ácidas
pH = 7 - soluções neutras
pH acima de 7 - soluções básicas ou alcalinas.
Fontes:
- Química na abordagem do cotidiano / Francisco Miragaia Peruzzo (Tito), Eduardo Leite do Canto. – 4. Ed. – São Paulo: Moderna, 2006.




Nenhum comentário:

Postar um comentário