segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SÍNTESE DA AMÔNIA

Bolsista: Walmira Gomes

    Olá colegas do Quipibid! Hoje vamos falar do processo de síntese da amônia, que foi uma das mais importantes descobertas científicas do século XX. Essa descoberta, contudo, é de enorme importância e foi determinante para configurar a situação econômica e ambiental existente atualmente em nosso planeta.

    Embora o nitrogênio seja um componente majoritário da atmosfera terrestre, ele está presente apenas na forma gasosa N2, incapaz de ser aproveitada diretamente pela imensa maioria dos seres vivos. Por isso, estes se tornam dependentes da atividade de organismos como algumas espécies de bactérias capazes de captar o N2 atmosférico e fixá-lo em compostos químicos utilizáveis pelos seres vivos. Dentre esses compostos, destaca-se a amônia, formada por um átomo de nitrogênio e três de hidrogênio. Essa molécula pode ser transformada em nitritos e nitratos, essenciais para a produção tanto dos fertilizantes nitrogenados quanto de explosivos e armamentos.

    Há cem anos, em 13 de outubro de 1908, o químico alemão Fritz Haber (1868-1934) deu um grande passo para solucionar o problema da fixação do N2 atmosférico em amônia sem precisar da ação de outros organismos. Em grandes linhas, Haber criou uma forma de reagir o N2 com hidrogênio na presença de ferro em temperaturas e pressões elevadas.

Fritz Haber (1868-1934)

    A amônia (NH3) é um dos produtos químicos mais importantes para o ser humano, sendo uma das cinco substâncias produzidas em maior quantidade no mundo.
Sua importância está relacionada ao seu uso direto como fertilizante e por se constituir matéria-prima para a fabricação de outros fertilizantes nitrogenados. A amônia também é utilizada na produção de explosivos de plásticos.

    Na época, o nitrogênio era obtido de depósitos naturais de nitratos de sódio (NaNO3) e potássio (KNO3) ou de excrementos de aves marinhas (guanos). Então, graças ao trabalho de dois alemães: o químico Fritz Haber (1868-1934) e o engenheiro William Carl Bosch (1874-1940), a amônia foi sintetizada a partir de seus elementos constituintes.
    Haber acreditava que o processo por ele desenvolvido poderia trazer uma importante contribuição para o desenvolvimento agrícola do planeta, substituindo a necessidade de utilização de nitrogênio reativo retirado a partir de reservas naturais, como o guano peruano, o salitre chileno e o sal amoníaco extraído do carvão. Posteriormente, outro químico alemão, chamado Carl Bosch (1874-1940), continuou o trabalho de Haber e conseguiu implementar o uso da síntese de amônia em escala industrial. Por esses feitos, Haber recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1918, e Bosch, em 1931.

    Boa leitura e até a próxima!

REFERÊNCIAS:
-Feltre, Ricardo, 1928-Química / Ricardo Feltre. -6º edição - São Paulo: Moderna, 2004.
-www.brasilescola.com/química.


Nenhum comentário:

Postar um comentário