sexta-feira, 16 de maio de 2014

Por que choramos quando cortamos cebolas?


Bolsista: Darlyane Ribeiro

 
As cebolas têm origem do centro da Ásia, e foram cultivados em vários lugares do mundo, os egípcios usavam em grande escala, em alimentos, medicamentos e até na mumificação associada a mitologias e superstições.
São plantas herbáceas, raízes fasciculadas (em forma de cabeleira), tem um alto teor de água, não tem um valor significante em vitaminas, mas seus benefícios para saúde são inúmeros, na figura 01 é a imagem da cebola roxa.
 

Figura 01: Imagem da cebola roxa



Mas o que de fato nos faz chorar ao cortar uma cebola?
Pode-se perceber que ao cortar uma cebola, sem que queiramos chorar, lágrimas vêm à tona, é meio que automático.
Pode ser explicado da seguinte forma:




Nos vacúolos ficam contidos enzimas, os quais ativam o sabor e biogêneses do fator lacrimejante.  Ao cortar as cebolas esses vacúolos são rompidos, o que faz as enzimas ser liberadas, uma enzima chamada alinases e outra com sulfuretos (sulfóxidos de aminoácidos). As enzimas decompõem os sulfuretos, produzindo propenilsulfênico, conforme ilustra a Figura 02. Ele não se torna espontaneamente um fator lacrimogênio, além dessas substâncias na cebola há uma enzima que se deu o nome de “síntase do fator lacrimogênio” que faz este ácido propenilsulfênico se transformar em fator lacrimogênio, Figura 03, no entanto o alho que é muito próximo da cebola não causa as mesmas reações, ele por sua vez não possui a enzima “síntase do fator lacrimogênio”.


Figura 2: Reação de produção do ácido 1- propenilsulfênico


O gás propanetial-S-óxido, que é o fator lacrimogênio entra em contato com os olhos produz o ácido sulfúrico lubrifica o nosso globo ocular, que desencadeiam a produção de lágrimas, para lavar a irritação.
Para evitar esses choros indesejados, existem alguns recursos ao nosso alcance. Como por exemplo, já que o frio inibe a atividade de enzimas basta colocar as cebolas na geladeira antes de serem cortadas. Ou colocá-las embaixo de água enquanto as cortamos, já que a água impedirá que o gás volatilizado chegue ao globo ocular. Mas se colocar uma vasilha com água, perto de onde se corta a cebola, fará o mesmo efeito, pois o gás irá reagir com a água da vasilha, não do globo ocular. E quando for lavar as mãos, para que não fique com cheiro de cebola, é apenas colocá-las embaixo da torneira, sem esfregá-las uma na outra.


Figura 03: Reação de formação “síntase do fator lacrimogênio”.


Curiosidades!!!
São esses compostos voláteis que dão o cheiro e o sabor característico da cebola.






Bibliografia:



Nenhum comentário:

Postar um comentário