quarta-feira, 11 de junho de 2014

Limão

Bolsista: Darlyane Ribeiro



Uma imagem do limão está representada na Figura 01, no qual tem o nome científico “citruslimoniun” foi trazido para o Brasil pelos árabes. Brasil o segundo maior produtor de limão. Durante a gripe espanhola em 1928, foi que o limão popularizou de vez nosso país, o limão traz consigo componentes como, ácido ascórbico ou vitamina C, que promoveu um real combate à epidemia.É um alcalinizante de distúrbios ácidos do estômago. É necessário o consumo do limão diariamente, para benefício da nossa saúde, combate de forma natural a hipertensão. Temos que ter cuidado ao manusear o limão, ele estando em contato com a pele e expor a pele ao sol, pode ocasionar queimaduras de primeiro e terceiro grau, formando manchas.

Figura01: Imagem do limão



A vitamina C, representada na figura 02, protege contra o envelhecimento, aumenta o metabolismo na formação do sangue. O limão, na figura 01, em sua entre casca e na sua polpa, existe um alto teor desta vitamina. A vitamina C é necessária para formação de tecidos fibrosos, dos, dentes, ossos, cartilagens e cabelos.
                                            Figura02: Estrutura molecular da vitamina C.


É uma fruta cítrica, cotem 6% de ácido cítrico em seu suco. O ácido Cítrico, representado na figura 03 e figura 04, é um ácido orgânico fraco, completamente solúvel em água, inodoro, translúcido, baixo ponto de fusão, atóxico, etc. Pode ser isolado do limão, pelo processo de fermentação de sacarose, pelo fungo Aspergillusniger. É antioxidante, regulador de acidez, em doces estabiliza o PH. Nas indústrias alimentícias é o mais utilizado, por ter inúmeras funções, como mascarando gostos desagradáveis de alguns compostos. É incompatível com substâncias cáusticas e fortes oxidantes, cicatrizantes de mucosas lesadas, bactericida natural. Após ingerirmos o ácido cítrico, ele é transformado rapidamente em sais alcalinos, passando para o sangue e demais líquidos corporais, neutralizando, e mantendo leve alcalinidade.

                                                 Figura 03: Foto microscópica de
                                                                                 cristais coloridos de ácido cítrico.



                                                  Figura 04:Formula molecular do ácido cítrico.



Bibliografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário