quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Sal de cozinha: Cloreto de sódio (NaCl)

Bolsista: Darlyane Ribeiro


Utilizado desde dez mil anos atrás, era utilizado como moeda, poder e motivo de muitas brigas. Motivo de superstição, que se derramado dava azar, quem derramasse deveria jogar um pouco dele para traz, por cima do ombro. Utilizado para fazer conservas de alimentos, principalmente carnes, pois o sal desidrata o alimento retirando toda água evitando que alimento estrague. O sal era dado em parte do pagamento dos soldados do Império Romano, que foi de onde surgiu a palavra salário [( Do lat. Salariu, ‘ração de sal’)].

Como ocorrem as ligações para a formação do sal (NaCl)? Através de uma reação química, onde o Sódio (Na) que está no grupo 1 da tabela periódica,  metais alcalinos, no qual tem um elétron para ser doado, e o Cloro (Cl) do grupo 17 da tabela periódica, dos halogênios, tem sete elétrons, o que será mais difícil de ser doados, pois é mais fácil perder um elétron do que sete, o (Na) doa este elétron para o (Cl) e a ligação fica estável, seguindo a regra do octeto comparada ao gás nobre, veja figura 01. Esta ligação é chamada de ligação Iônica, onde o Na (sódio) doa um elétron para o Cl (cloro), como podemos ver na Figura 01. 

                                                Figura 01: Na (sódio) doa um elétron para Cl (Cloro)



O sal em água se dissocia formando íons, onde os cátions são Na+ e ânion Cl- . É um dos fatores que possibilita a utilização do sal na cozinha, pelo fato de ser solúvel em água.
O sal é de grande importância para nosso organismo, ajuda a manter o equilíbrio corporal, ajuda a manter quantidades adequadas de água dentro das células. O íon cloro ajuda na fabricação do ácido clorídrico do estômago. Como tudo que é consumido em excesso pode nos causar mal, como por exemplo, hipertensão.
O sal nos traz benefícios também fora do nosso organismo, como por exemplo, ao gelar a cerveja, misturando o sal ao gelo em que está a cerveja, o sal se mistura ao gelo, e esta mistura possui um ponto de fusão inferior ao do gelo, fazendo com que o gelo derreta rapidamente, e ele em seu estado líquido, conduz melhor o calor, retirando assim o calor existente na cerveja, que rapidamente fica muito gelada.



Bibliografia:

CHEMELLO, Emiliano. A Química na Cozinha apresenta: O Sal. Revista Eletrônica ZOOM da Editora Cia da Escola – São Paulo, Ano 6, nº 3, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário