quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Bolsista: Maria Aparecida

             Olá seguidores do blog QuiPibid!
Seguimos com os assuntos mais recorrentes no Enem na prova de 2012. Desta vez vou resolver uma questão sobre estequiometria, assunto mais abordado naquele ano, conforme podem comprovar olhando o gráfico abaixo.

           




A estequiometria baseia-se na lei da conservação das massas a qual determina que todos os átomos que estiverem presentes no inicio de uma reação química também estarão no final, sem alteração das massas. A questão 70 exige certo conhecimento em estequiometria, vejamos como resolvê-la.


Questão 70
No Japão, um movimento nacional para a promoção da luta contra o aquecimento global leva o slogan: 1 pessoa, 1 dia, 1 kg de CO2 a menos! A ideia é cada pessoa reduzir em 1 kg a quantidade de CO2 emitida todo dia, por meio de pequenos gestos ecológicos, como diminuir a queima de gás de cozinha.
Um hambúrguer ecológico? É pra já!Disponível em: http://lqes.iqm.unicamp.br. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado).

Considerando um processo de combustão completa de um gás de cozinha composto exclusivamente por butano (C4H10), a mínima quantidade desse gás que um japonês deve deixar de queimar para atender à meta diária, apenas com esse gesto, é de

Dados: CO2 (44 g/mol); C4H10 (58 g/mol)
a) 0,25 kg.
b) 0,33 kg.
c) 1,0 kg.
d) 1,3 kg.
e) 3,0 kg.

Para resolvê-la podemos montar um passo a passo para você:

1º passo: tente montar a equação.
2º passo: balancear tal reação.
3º passo: montar as relações baseado nos dados do exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário