Bolsista:
Paula Xavier Vasconcelos
Olá pessoal, a
dica desta semana é um jogo muito interessante! O objetivo do jogo é saber
fazer os balanceamentos de cada substância pelo Software Educacional. O jogo
está disponível no site - Objetos Educacionais. Para acessar o site e ao jogo
basta ir em: objetoseducacionais2.mec.gov.br, clicar em ensino médio, depois
clicar em Química, ir em Animações/simulações, e logo em seguida clicar na
opção e fazer o Download e se divertir.
Como
jogar:
Assim que
estiver pronto o download, abrirá uma página, A química dentro de um bolo,
assim como mostra na figura 01:
Figura
01:
Imagem da simulação A química dentro de um bolo
A simulação é o
seguinte, você tem que ajudar a menina a construir 4 bolos a mais que ela tem
na receita, porém para construir você terá que a ajudar a fazer os
balanceamentos necessários para a fabricação dos bolos. Assim como mostra na
figura 02. Depois que vocês apreenderem a fazer o balanceamento do bolo,
aparecerá novas substancias para verificar e fixar se vocês estão craques no
balanceamento.Os autores do jogo são: Marcela, Eliana; Silvia e Ana.
Figura
02:
Imagem dos balanceamentos
Teoria
que envolve o jogo:
O balanceamento
de uma equação química está de acordo com a Lei de Lavoisier e com a teoria
Atômica de Dalton. Lavoisier determinou a massa de um recipiente antes e depois
da reação química. Comparando as medidas pôde constatar que a massa final de um
recipiente fechado após ocorrer à reação química é sempre igual à massa
inicial. Generalizando a Lei da Conservação de Massa, que quando uma reação
química é realizada num recipiente fechado, a massa dos produtos é igual à
massa dos reagentes. Na teoria atômica de Dalton as substâncias compostas, também
chamadas compostos químicas são formadas por átomos de dois ou mais elementos
químicos diferentes que se combinam sempre numa mesma proporção. Átomos não são
criados e nem destruídos. Nas reações químicas, os átomos se recombinam.
Todas as
substâncias são formadas por átomos. As substâncias simples são formadas por
átomos de um único elemento e as substâncias compostas, por átomos de dois ou
mais elementos diferentes. Para representar as moléculas de uma substância seja
ela simples ou composta utilizam-se fórmulas.
Nas fórmulas das
substancias, são colocados os símbolos dos elementos que tomam parte de sua
composição e números, os índices de atomicidade, que indicam a proporção em que
átomos do elemento estão presentes na substâncias. Se o índice de atomicidade
não for escrito, é porque seu valor é 1.
Uma reação
química é chamada de equação química, que indica os números de proporção entre
as quantidades de moléculas, que são chamadas de coeficiente ou coeficientes
estequiométricos. Uma equação química deve estar corretamente balanceada, ou seja,
os coeficientes devem estar corretamente indicados, respeitando assim o fato
dos átomos se conservarem.
Átomos não são
criados e nem destruídos numa reação química. Assim, os coeficientes devem ser
corretamente escolhidos a fim de que o número de átomos de certo elemento
químico seja o mesmo em ambos os membros da equação química. Quando os
coeficientes estão adequadamente colocados, diz-se que a equação química está
corretamente balanceada.
Exemplos de
algumas reações químicas corretamente balanceadas:
4P + 5O2®
2P2O5
2N2
+3O2® 2N2O3
1NH3
+ 1HCl ®
NH4Cl
2Fe(OH)3
+ 3H2SO4®1Fe2(SO4)3
+ 6H2O
2HClO4+
1Na2S ® 1H2S + 2 NaClO4
1H3PO4
+ 3KOH ®
1K3PO4 + 3H2O
1Ca(OH)2
+ 1SH2 ® 1CaS + 2H2O
1HNO3
+1KOH ®
1KNO3 + 1H2O
2HCl + 1Ba(OH)2®1BaCl2
+ 2H2O
Referências:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br,
acessado no dia 25 de agosto de 2014 às10 horas.
ATKINS, Peter; JONES,
Loretta, Princípios de química:
Questionando a vida moderna e o meio ambiente, Bookman, 3º edição, Porto
Alegre, 2006.
LISBOA, Julio Cezar Foschini, Ser Protagonista- Química 1º ano: Ensino
médio, 1º edição, São Paulo, Edições SM, 2010.
PERUZZO, Francisco Miragaia, Química na abordagem do cotidiano.Volume1.
Química Geral e Inorgânica,4º edição, São Paulo, Edições Moderna, 2006.
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