quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Jogo: A química dentro de um bolo

Bolsista: Paula Xavier Vasconcelos
Olá pessoal, a dica desta semana é um jogo muito interessante! O objetivo do jogo é saber fazer os balanceamentos de cada substância pelo Software Educacional. O jogo está disponível no site - Objetos Educacionais. Para acessar o site e ao jogo basta ir em: objetoseducacionais2.mec.gov.br, clicar em ensino médio, depois clicar em Química, ir em Animações/simulações, e logo em seguida clicar na opção e fazer o Download e se divertir.
Como jogar:

Assim que estiver pronto o download, abrirá uma página, A química dentro de um bolo, assim como mostra na figura 01:

           
Figura 01: Imagem da simulação A química dentro de um bolo


A simulação é o seguinte, você tem que ajudar a menina a construir 4 bolos a mais que ela tem na receita, porém para construir você terá que a ajudar a fazer os balanceamentos necessários para a fabricação dos bolos. Assim como mostra na figura 02. Depois que vocês apreenderem a fazer o balanceamento do bolo, aparecerá novas substancias para verificar e fixar se vocês estão craques no balanceamento.Os autores do jogo são: Marcela, Eliana; Silvia e Ana.

                      
Figura 02: Imagem dos balanceamentos

Teoria que envolve o jogo:
O balanceamento de uma equação química está de acordo com a Lei de Lavoisier e com a teoria Atômica de Dalton. Lavoisier determinou a massa de um recipiente antes e depois da reação química. Comparando as medidas pôde constatar que a massa final de um recipiente fechado após ocorrer à reação química é sempre igual à massa inicial. Generalizando a Lei da Conservação de Massa, que quando uma reação química é realizada num recipiente fechado, a massa dos produtos é igual à massa dos reagentes. Na teoria atômica de Dalton as substâncias compostas, também chamadas compostos químicas são formadas por átomos de dois ou mais elementos químicos diferentes que se combinam sempre numa mesma proporção. Átomos não são criados e nem destruídos. Nas reações químicas, os átomos se recombinam.
Todas as substâncias são formadas por átomos. As substâncias simples são formadas por átomos de um único elemento e as substâncias compostas, por átomos de dois ou mais elementos diferentes. Para representar as moléculas de uma substância seja ela simples ou composta utilizam-se fórmulas.
Nas fórmulas das substancias, são colocados os símbolos dos elementos que tomam parte de sua composição e números, os índices de atomicidade, que indicam a proporção em que átomos do elemento estão presentes na substâncias. Se o índice de atomicidade não for escrito, é porque seu valor é 1.
Uma reação química é chamada de equação química, que indica os números de proporção entre as quantidades de moléculas, que são chamadas de coeficiente ou coeficientes estequiométricos. Uma equação química deve estar corretamente balanceada, ou seja, os coeficientes devem estar corretamente indicados, respeitando assim o fato dos átomos se conservarem.
Átomos não são criados e nem destruídos numa reação química. Assim, os coeficientes devem ser corretamente escolhidos a fim de que o número de átomos de certo elemento químico seja o mesmo em ambos os membros da equação química. Quando os coeficientes estão adequadamente colocados, diz-se que a equação química está corretamente balanceada.
Exemplos de algumas reações químicas corretamente balanceadas:
4P + 5O2® 2P2O5
2N2 +3O2® 2N2O3
1NH3 + 1HCl ® NH4Cl
2Fe(OH)3 + 3H2SO4®1Fe2(SO4)3 + 6H2O
2HClO4+ 1Na2S ® 1H2S + 2 NaClO4
1H3PO4 + 3KOH ® 1K3PO4 + 3H2O
1Ca(OH)2 + 1SH2 ® 1CaS + 2H2O
1HNO3 +1KOH ® 1KNO3 + 1H2O
2HCl + 1Ba(OH)2®1BaCl2 + 2H2O

Referências:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br, acessado no dia 25 de agosto de 2014 às10 horas.
ATKINS, Peter; JONES, Loretta, Princípios de química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente, Bookman, 3º edição, Porto Alegre, 2006.
LISBOA, Julio Cezar Foschini, Ser Protagonista- Química 1º ano: Ensino médio, 1º edição, São Paulo, Edições SM, 2010.
PERUZZO, Francisco Miragaia, Química na abordagem do cotidiano.Volume1. Química Geral e Inorgânica,4º edição, São Paulo, Edições Moderna, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário