quinta-feira, 18 de setembro de 2014

SuperTrunfo Químico

Bolsista: Paula Xavier Vasconcelos


Olá pessoal, a dica desta semana é o jogoTrunfo. O objetivo do jogo é conhecer profundamente e várias características dos elementos químicos da tabela periódica, memorizando os símbolos, nomes, massas e números atômicos de cada respectivo elemento. Para confecção do jogo você necessita de uma cartolina (pode ser papel cartaz, cartão, cartolina ou EVA), régua, tesoura e canetas. O jogo pode conter quantas cartas que a turma achar melhor. Porem o jogo se torna mais interessante quando de há varias cartas, por exemplo, contendo 112 cartas cada uma com um elemento diferente da tabela periódica.  Veja o exemplo da imagem 01.

                                    Figura 01: Imagem da carta no processo de criação do jogo.



Como jogar:
O jogo pode ser jogadoentre dois á seis participantes, cada jogador terá que alcançar o principal objetivo, que consiste em fazer a maior quantidade de pontos e para isto será preciso descobrir, se as qualidades de cada elemento que aparece na sua carta, são em um valor maior, do que o elemento que está na carta do seu jogador adversário. Se a carta que você tiver na mão for maior a qualidade que você escolheu, você recolhe as outras cartas que estão nas mãos dos outros participantes. Vence o jogador que tiver com maior quantidade de cartas na mão. Veja a carta do jogo na imagem 02.
 Figura 02: Imagem da carta do jogo Super Trunfo Químico

Teoria que envolve o jogo:

Até o final do século XVIII, conheciam- se apenas 14 elementos; um século depois 33 elementos. Com a ciência moderna no século XIX, 83 elementos foram identificados. Com o descobrimento e o surgimento de novos elementos, tornava-se cada vez mais necessário um sistema de organização. Houve várias tentativas. A classificação que mais prevaleceu foi a proposta pelo Russo DimitriMendeleev.
Mendeleev não acertou em tudo. Para ele,por exemplo, as propriedades químicas de um elemento eram dadas pela massa, como imaginavam também seus contemporâneos. Hoje, sabe-se que o que caracteriza um elemento é o número atômico (Z). Por isso, a tabela periódica usada hoje é constituída em função de Z.
Hoje a tabela periódica é constituída por 114 elementos químicos conhecidos, 92 têm ocorrência na natureza. Os demais são artificias são produzidos artificialmente. Cada elemento químico contém asseguintes propriedades:
Massa atômica (A): é a soma do número de prótons e de nêutrons que existem no núcleo de um átomo.
Número atômico (Z): é o número de prótons ou elétrons existentes em um átomo.
Raio Atômico: É uma propriedade periódica difícil de ser medida. Pode-se considerar que corresponde à metade da distância entre dois núcleos vizinhos de átomos do mesmo elemento químico ligados entre si. Num grupo, o raio atômico aumenta de cima para baixo porque há um aumento de número de camadas ocupadas por elétrons. Num período, o raio atômico aumenta da direita para a esquerda, porque, para um mesmo número de camadas ocupadas, os elementos situados à esquerda possuem uma carga nuclear menor.
Energia de ionização (EI):É a energia mínima necessária para se arrancar um elétron de um átomo que se encontra no estado fundamental, gasoso e isolado. Num período ou num grupo, a energia de ionização será tanto maior quanto menor for o raio atômico. A segunda energia de ionização é maior que a primeira, a terceira energia de ionização é maior que a segunda, e assim sucessivamente.
Afinidade Eletrônica ou eletroafinidade (AE):De um átomo é a quantidade de energia liberada quando um átomo gasoso, isolado e no seu estado fundamental, recebe 1 elétron. Quanto menor for o raio atômico, maior será a afinidade eletrônica.
Eletronegatividade:Uma propriedade que corresponde à capacidade que o átomo de um elemento possui de atrair elétrons da ligação quando combinado com outro átomo. O atómo que atrai esses elétrons com mais força é mais eletronegativo. Aquele que os atrai com menos força é menos eletronegativo. Na tabela periódica, a eletronegatividade apresenta uma tendência a aumentar de baixo para cima em um grupo e da esquerda para a direita em um período, assim como a energia de ionização.
Densidade: A densidade de um corpo expressa a relação entre a massa e o volume ocupado por esse corpo. Num grupo a densidade de um elemento aumenta com o número atômico, o que ocorre de cima para baixo. Num período a densidade cresce da extremidade para o centro.
Ponto de Fusão (PF):É a temperatura na qual o sólido se transforma em líquido a uma determinada pressão.
Ponto de Ebulição (PE): É a temperatura na qual o líquido se transforma em vapor a uma determinada pressão.

Referências:
LISBOA, Julio Cezar Foschini, Ser Protagonista- Química 1º ano: Ensino médio, 1º edição, São Paulo, Edições SM, 2010.
PERUZZO, Francisco Miragaia, Quimica na abordagem do cotidiano Volume1 Química Geral e Inorgânica, 4º edição, São Paulo, Edições Moderna, 2006.
GODOI, Thiago Andre de Faria; OLIVEIRA, Hueder Paulo Moisés de; CODOGNOTO, Lúcia, Tabela Periódica - Um Super Trunfo Para Alunos Do Ensino Fundamental E Médio; Revista Química Nova na Escola, número1, Volume 32, Fevereiro de 2010.

2 comentários:

  1. Boa noite!
    Poderia disponibilizar o jogo para eu fazer com as minhas turmas?
    Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nathalie Podes ler o artigo completo e fazer download de um baralho em "Jogos em Sala de Aula: Novas Considerações"
    Leia mais: https://khemis.webnode.com.br/quimica/artigos/

    ResponderExcluir