quinta-feira, 18 de setembro de 2014

LIGAÇÃO METALICA

Bolsistas: Andressa G. e Loys L.

Tudo bem galerinha do Quipibid??!!!

Hoje iremos aprender um pouco de ligação metálica. Como sabemos os metais são ótimos condutores de eletricidade e calor. Muitos são maleáveis e dúcteis. Essas propriedades estão relacionadas à ligação metálica.

Nos metais, os átomos estão presos uns aos outros porque, quando dois átomos metálicos estão próximos entre si os elétrons do nível de valência ficam simultaneamente sujeitos às forças de atração dos dois núcleos, podendo, assim, movimentar-se facilmente de um átomo para outro. Como conseqüência disso forma-se um “mar” de elétrons que se move com facilidade de um lado para o outro, esses sãodenominados elétrons livres ou elétrons móveis, e são responsáveis pela formação da ligação e consequentemente pelas propriedades dos compostos metálicos como condutividade elétrica e térmica.

Esses elétrons são denominados livres porque tendem a se movimentar acompanhando o movimento dos átomos no metal. É por esse motivo que um metal não quebra quando cai no chão ou sofre um impacto.

Para a fixação do que acabamos de aprender façam as questões abaixo.

Q1. (UFRGS-RS) Um grupo que apresenta somente materiais considerados bons condutores de eletricidade, quando no estado solido, pode ser composto de:
a) madeira, plástico e zinco
b) sal de cozinha, vidro e papel
c) ferro, latão e bronze
d) alumínio, grafite e borracha natural
e) isopor, couro e prata

Q2. (Ufla-MG) O alumínio e o cobre são largamente empregados na produção de fios e cabos elétricos. A condutividade elétrica é uma propriedade comum dos metais. Esse fenômeno deve-se:
a) à presença de impurezas de ametais que fazem a transferência de elétrons.
b) ao fato de os elétrons nos metais estarem fracamente atraídos pelo núcleo.
c) alta afinidade eletrônica nesses elementos.
d) à alta energia de ionização nos metais.
e) ao tamanho reduzido dos núcleos dos metais.

Q3 (UFRS-RS) O metal presente nas ligas de latão,é bronze e
a) Ferro
b) Zinco
c) Estanho
d) Cobre
e) Alumínio

RESPOSTAS:
Q1. “c”;

Q2. “b”;

Q3. “d” A liga de latão é formada por 67% de cobre e 33% de zinco é uma liga metálica em que se misturam os metais cobre (Cu-90%) e estanho ( Sn-10%). Portanto o metal que está presente nessas duas ligas é o cobre.

Referencias:
USBERGO, João.  Química, volume único. 8ed.- São Paulo: Saraiva, 2010.

COSTA, Maria Claudia de Oliveira. Química, 3ª série: ensino médio, livro 2 (revisional). – Belo Horizonte: Editora Educacional, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário