quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Produção Industrial do Vinagre

Bolsistas: Gessica e Glaucia
Olá galerinha do blog, seguindo nossos estudos a respeito de processos industriais, veremos um pouco do processo industrial do vinagre.
Produto conhecido há muito tempo, o vinagre tem as suas primeiras referências por volta de 8000 anos A.C.Sendo que nessa época, era considerado um condimento de bastante valor, devido às propriedades benéficas ao organismo humano e a sua importância na alimentação. Também foi bastante utilizado como bebida refrescante, diluído na água e também como medicamento. Foi recomendado, também, para tratar de disfunções respiratórias, feridas e úlceras, devido às suas propriedades desinfetantes e anti-inflamatórias.
Nos dias atuais, o vinagrecontinua a ser considerado um condimento,tido como o produto exclusivo da fermentação acética do vinho e tem como principal finalidade atribuir gosto, aroma e tornar os alimentos mais digestivos principalmente os fibrosos, que são amaciados para que cheguem em melhores condições de serem tratados pelo suco digestivo.

A fermentação acética (reação descrita na Equação 1), é nada mais, nada menos que a transformação do álcool em ácido acético por determinadas bactérias, o que conferi o gosto característico do vinagre.

As bactérias acéticas, pertencentes à família Pseudomonodaceae são as responsáveis pela fermentação que produz o vinagre e fazem parte de um dos grupos de microrganismos de maior interesse econômico, por sua função na produção do vinagre e também pelas alterações que provocam nos alimentos e bebidas.


Equação 1: Reação de Fermentação Acética



Referências

VELOSO, Camila Leão. Dossiê Técnico - Sistema de produção de vinagre. Instituto euvaldolodi IEL/BA, 2013. Disponível em: (http://respostatecnica.org.br/dossie-tecnico/downloadsDT/Mjc2Nzc=). Acesso em 25 de Agosto de 2014 às 14h40min.

RIZZON, Luís Antenor. Sistema de Produção de Vinagre- Introdução. EMBRAPA, 2006.Disponível em:                      (http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Vinagre/SistemaProducaoVinagre/introducao.htm). Acesso em 27 de Agosto de 2014 às 09h53min.

RIZZON, Luís Antenor. Sistema de Produção de Vinagre-História do Vinagre. EMBRAPA, 2006. Disponível em: (http://www.cnpuv.embrapa.br/publica/sprod/Vinagre/historia.htm)Acesso em 27 de Agosto de 2014 às 09h45min.

RIZZON, Luís Antenor. Sistema de Produção de Vinagre-Fermentação. EMBRAPA, 2006. Disponível em: (http://www.cnpuv.embrapa.br/publica/sprod/Vinagre/fermentacao.htm) Acesso em 27 de Agosto às 08h30min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário