quarta-feira, 3 de setembro de 2014

QUEIMADAS

Bolsista: Luzia Morais Dos Santos.
Olá amigos seguidores do blog, tudo bem com vocês?
Hoje iremos abordar um assunto que neste período de seca ocorrem com maior frequência, estamos falando das queimadas, que na maioria das vezes ocorrem de maneira criminosa, causando a extinção da fauna e da flora; assoreamento dos rios e o empobrecimento do solo, entre outros danos.
Existem dois tipos de queimada: a queimada agrícola aquela em que o agricultor escolhe o local onde será feita e a queimada florestal, que pode ser caracterizada por negligência, intencional ou por causas naturais.


As queimadas agrícolas empobrecem o solo que é composto por vários nutrientes. Esses nutrientes sofrem alterações que se perdem com o aquecimento necessitando posteriormente que se utilizem uma quantidade elevada de fertilizantes agrícolas.E ainda pode ocorrer a liberação de gases como CO2 (gás carbônico) e CH4 (metano) acumulando-os na atmosfera.

As propriedades físico-químicas dos solos são muito importantes para as atividades agrícolas, e agropastoris e as queimadas causam alterações físico-químicas no solo, uma vez que estas matam os micro-organismos, queimam todo o material que está em processo de decomposição presentes nele.
O solo é composto por três fases: sólida, líquida e gasosa. Essas fases variam de solo para solo, dependendo das condições climáticas e das variedades de vegetações que este possuir.Um solo será considerado bom se este for composto porcentualmente por: 50% de fase sólidas sendo 45% de origem mineral e 5% orgânica, 25% de fase líquida e 25% de fase gasosa.
Alguns elementos químicos também compõem o solo, como o nitrogênio, potássio, fósforo, magnésio, cálcio, enxofre, cloro e o sódio. Outros componentes presentes no ar atmosférico e também no ar do solo são: O2, CO2, N2. O solo também apresenta características ácidas com pH 5 ou inferior, básicas pH entre 8,e 8,5 e neutras pH variando entre 5,8 e 7,5.O excesso de alumínio (Al), e outros metais pesados, a erosão e cultivos intensos são as principais causas de acidez. A presença de carbonato de cálcio (CaCO3), ou a deficiência de fósforo (F), cobre (Cu), manganês (Mn) e zinco (Zn) causam a alcalinidade.
Então pessoal perceberam o quanto a química está presente em nossas vidas. Por isso não é legal que se façam queimadas, uma vez que precisamos muito do solo para sobreviver.

Espero que tenham gostado das informações. Até a próxima!

Referências

ROCHA, Julio Cesar; ROSA, André Henrique; CARDOSO, Arnaldo Alves. Introdução à química ambiental. – Porto Alegre: Bookman, p. 104 – 112, 2004.
BERNARDY, Katieli; FAGUNDES, LaidinesSeibel; BRANDÃO, Vanilto José; KELLER, Lígia; BORTOLINI, Juliana Gress; COPATII, Carlos Eduardo. Impactos ambientais diante das catástrofes naturais – secas e queimadas. In: XVI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 04, 05 e 06 de out. de 2011, Campus Universitário, Unidade no Desenvolvimento Regional. Disponível em: <http://www.unicruz.edu.br/.../artigos/.../IMPACTOS%20AMBIENTAIS%20DI.>
SANTOS, Elisa Soares. Caderno Pedagógico, Química Análises físico-químicas de água e de solos. Pinhais, p. 8, 2008. UTFPR


Um comentário: