terça-feira, 20 de janeiro de 2015

CORANTES NATURAIS

Bolsista: Darlyane Ribeiro

Olá leitores do blog! Bem vindos a mais uma boa leitura!
Como vimos no título logo a cima, hoje iremos falar sobre corantes naturais, quem não gosta de uma comida bem apresentável? A função dos corantes é fazer com que isso seja possível, na maioria das vezes julgamos os alimentos pela sua cor, como uma batatinha bem amarelinha, uma carne com um molho vermelho bem atrativo, um macarrão bem amarelinho, hum!!! Que delícia!
Os corantes naturais são mais saudáveis? Em que mais eles são úteis ao nosso organismo? Estas são questões que serão esclarecidas ao longo da matéria.
No Brasil os corantes que mais utilizamos na nossa culinária, são o açafrão e o urucum. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles...

Urucum (Nome científico: Bixa orellana L.)
Quando os conquistadores espanhóis chegaram ao “Novo Mundo” conheceram muitas plantas cujos extratos eram empregados pelos Maias e Astecas. Uma destas plantas, o urucum, existente ao longo da América tropical era usado pelos Índios sulamericanos na coloração de seus corpos, artesanatos, instrumentos de caça e pesca e como repelente de insetos. O nome científico do urucum, Bixa orellana, foi dado por Francisco Orellana, após uma expedição na região da Amazônia Setentrional (GIULIANO, ROSATI, BRAMLEY, 2003).



Urucum representado na Figura 1, seu nome científico é Bixa orellana L. extraído da planta da família bixaceae. O pigmento é encontrado no pericarpo, no qual contém a bixina, representada na figura 2, quando é aquecido para fazer a extração do corante o cis passa a ser trans como mostra a figura 3, mais estável e solúvel, de cor avermelhada.



A adição aos alimentos é ampla, pode ser encontrada em: queijo, iogurte, salsicha, balas, confeitos, sorvetes, biscoitos e outros. A extração pode ser feita, utilizando: óleo vegetal, solventes orgânicos, etanol e outros.

Açafrão (Nome científico: Curcuma longa L.)



 O Açafrão pertence à família Zingiberaceae, seu nome científico é Curcuma longa L. é de origem indiana e asiática. A curcumina é a principal substancia encontrada nas raízes do açafrão, sua estrutura está ilustrada na figura 5. É antioxidante e antimicrobiana, sensível ao oxigênio principalmente quando é exposta a luz. É insolúvel em água e solúvel em óleos, sua extração pode ser feita com acetona, éter, etanol e outros.
 

Os corantes naturais são melhores para nossa saúde, eles atuam em diversas regiões dos nossos organismos. O Urucum com a bixina tem poder antioxidante, retardando assim o envelhecimento. O açafrão tem um grande potencial antioxidante e evita cólica menstrual. A utilização da curcumina na Índia tem sido um dos grandes fatores contra os males de Alzheimer, e estudos mostram uma provável ajuda contra o câncer de mama. Nos alimentos comercializados ah uma grande procura em alimentos que contém corantes naturais, devido a sua contribuição a saúde.

Bibliografia.
Disponível em: http://www.esalq.usp.br/siesalq/pm/acafrao/INTROD.pdf Acessado dia 11/12/2014
PINTÃO, Ana Maria e SILVA, Inês Filipa da. A verdade sobre o açafrão http://www2.iict.pt/archive/doc/A_Pintao_wrkshp_plts_medic.pdf .  Acessado dia 11/12/2014
ARAÚJO, A. Maria Júlio. Química de alimentos: teoria e prática. 5. ed. Viçosa, MG: Ed. UFV, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário