terça-feira, 20 de janeiro de 2015

OS OVOS SÃO VILÕES OU MOCINHOS...

Bolsista: Darlyane Ribeiro

Olá leitores do blog!
Quando falamos em ovos, logo pensamos em ovos de galinha, e é exatamente sobre esses ovos que iremos falar. Você provavelmente tem alguma dúvida sobre os benefícios dos ovos. Qual a sua importância na nossa alimentação? Ou será que ele não faz bem a saúde? Qual sua composição? São tantas perguntas, e iremos descobrir ao decorrer do texto.
Vamos a sua composição: O ovo é rico em: vitaminas, ácidos graxos, proteínas e minerais. Ele possui quatro partes, casca, membrana da casca, gema e clara ou albúmen, mas em pequena proporção existem outras partes como: calaza, câmara de ar, disco germinativo e outros, ilustrados na figura1.


A casca do ovo é constituída principalmente de carbonato de cálcio (CaCo3), e em pequena quantidades, carbonato de magnésio (MgCO3), colágeno e outros. Entre o meio interno e o externo possui troca de gases, pelos poros existentes na casca do ovo, onde entra o ar oxigênio e sai o dióxido de carbono (CO2). O vazamento de água no ovo ou a entrada de microorganismo não é possível pelo fato da existência de uma cutícula composta de cera.
Na clara é encontrado: água, proteínas, gorduras, e vitaminas do complexo B, glicose, sais minerais e outros. A gema é composta por: proteínas, lipídios, vitaminas A, D, E e K solúveis em lipídios, glicose e outros.
Durante muitos anos os ovos foram vistos como vilões do colesterol, mas hoje com a ajuda das pesquisas científicas, o modo de ver a interação dos ovos no nosso organismo é diferente. Recomenda-se para pessoas de boa saúde e que não tenham diabetes, consumo de 300mg/dia de ovo, para a prevenção de colesterol sérico.
Eles possuem uma baixa taxa de calorias, seu custo é baixo, e contem elevadas porções de nutrientes, que contribui muito para o crescimento. As proteínas contêm uma variedade de dezoito aminoácidos, o que significa um alimento saudável, de forma geral nosso corpo precisa de oito aminoácidos diariamente.
Quadro 1: Nutrientes constituintes de um ovo grande fresco e cru.

Como podemos observar na tabela 1, o ovo quando frito a sua caloria aumenta, mas quando o ovo é cozido ele quase se iguala ao ovo cru em seus nutrientes, ou seja, é muito mais saudável que o ovo seja consumido cozido, não frito.



Você deve estar se perguntado, porque os ovos mudam sua coloração ao ser fritos ou cozidos? Vou explicar: Quando fritamos o ovo ele sofre uma desnaturação de proteína, desenrolando as proteínas expondo os aminoácidos fazendo novos arranjos por ligações fracas que são quebradas facilmente ao ser aquecido.
Já quando cozinhamos o ovo, e acontece uma rachadura na casca deixando sair um pouco da coagulação, isso pode ser evitado, adicionando sal à água que fará o ovo cozinhar mais rápido. Também quando acontece do ovo ficar esverdeado, é pelo fato de ficar muito tempo no fogo, cozinhar muito o ovo faz com que o hidrogênio e o enxofre se combinem migrando para a parte mais fria do ovo que é a gema por estar no centro, gema contém ferro, este se liga ao enxofre formando película de sulfureto de ferro, que é a parte esverdeada, este é inofensivo. 
Quanto ao armazenamento dos ovos, deve ser feito levando em conta a umidade do ar, e o tempo depois de ser posto, depois de posto é bom que seja consumido em quinze dias. O pH dos ovos que acabam de ser postos variam de 7,6 e 7,9 quando os ovos não são armazenados adequadamente, o seu pH pode aumentar. Lembrando que ovos refrigerados duram por mais tempo, cerca de um mês.

Bibliografia:
AGUIAR, M. dos S.; ZAFFARI, S. Ano de 2009. Disponível em: <http://www.ovosbrasil.com.br/download/o_ovo_e_sua_contribuicao.pdf > acessado no dia 15/12/2014
ALCÂNTARA, Bonifácio de Juliana . Ano de 2012 . Disponível em: <http://ppgca.evz.ufg.br/up/67/o/SEMINARIO_2_juliana.pdf?1352294854 > acessado no dia 15/12/2014
SARAIVA, Lígia M.; LOPES, Antônio.  Disponível em: <http://www.cienciaviva.pt/docs/cozinha12.pdf> acessado no dia 15/12/2014



Um comentário:




  1. ESTA FOTO É DE UMA PALESTRA DADA NA USP.
    EM 1983
    EM 2002 DEU UMA PALESTRA NA UFAL (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)


    PROJECORES
    ELABORAMOS UM PROJETO PARA EMPRESAS DE PEQUENO E GRANDE PORTE.
    E INDUSTRIAS DE RAÇÕES. E TAMBEM OLEO DE BANANA QUE É RICO EM VITAMINAS COM APROVEITAMENTO DE RESIDUOS ELABORANDO DOCES.
    INCLUSIVE INDUSTRIAS DE FUBA, PORQUE DIMINUE O GLUTEM NAS FARINHA UM PREMIX CORANTE EXTRAIDO DAS FOLHAS DE EUCALIPTO O OLEO CITRIODORA COMO TAMBEM A CAE DE SORVETES PROPORCIONANDO AS CORES AMARELO,LARANJA,VERMELHO, AZUL,TODAS NATURAIS, INCLUSIVE PARA O USO NAS CASCAS
    CAFEINA EXTRAIDA DO GUARANA EM PÓ.


    COMO TAMBEM ESSENCIAS.
    3-ACIDO ACETICO GLACIAL.
    NÃO SE ESQUECENDO QUE TUDO FEITO A FRIO NA ANALISE NÃO PODE USAR TEMPERATURA POIS O QUE MAIS IMPORTA É PODER TINTORIAL.
    COMO TAMBEM UM PROCESSO DE EXTRAÇÃO DO PIGMENTO DAS SEMENTES FEITO MECANICAMENTE OU SEJA DE 1.000 QUILOS EXTRAIMOS 100 QUILOS DE PIGMENTO.
    COM APROVEITAMENTO DOS RESIDUOS DESSA EXTRAÇÃO ELABORANDO UM CORANTE QUE PODERA SER CONCENTRADO FICANDO A CUSTO ZERO
    COMO TAMBEM COLORIFICO LIQUIDO.
    VEJAM O QUE INGERIMOS
    https://youtu.be/5s_1Pmg2vtE?t=69
    prestem bem atenção nesse anexo

    E TEMOS O PROCESSO ABAIXO E É GRATIS
    MANENVASE
    TEMOS UM PROJETO ONDE NÃO USAMOS QUALQUER TIPO DE MOTORES E SERVIRA PARA EMBALAR PRODUTOS
    TANTO LIQUIDO COMO EM PÓ,E QUE PODERA SER USADO ATÉ EM QUANTIDADES MAIORES. DE 10 ML. ATÉ 50 LITROS OU 50 QUILOS OU MAIS.
    TEMOS TAMBEM UM PROCESSO QUE ENVASA 2 LIQUIDOS DIFERENTES, OU SEJA DE UM LADO PIMENTA E DE OUTRO QUALQUER LIQUIDO. ISTO SIMULTANEAMENTE, COM A MESMA OPERAÇÃO.
    ESTE PRODUTO TAMBEM PODE SER USADO EM ESSENCIAS E PERFUMES.
    SENDO QUE PASSAMOS O PROJETO COM EXPLICAÇÕES DETALHADAS QUE VAI SEREM FEITAS PESSOALMENTE.
    PODEMOS FAZER PARCERIAS COM INDÚSTRIAS DE SELAGEM EM EMBALAGENS LEMBRANDO QUE O PROCESSO ESTA DANDO ENTRADA COM REGISTRO NO I.N.P.I
    ULIZANDO ESSE PROCESSO.CERTAMENTE TERÃO UM CONSUMO BAIXO DE ENERGIA
    SE HOUVER INTERESSE ENTREM EM CONTATO PELO E-MAIL ABAIXO DESCRITO

    pilli.decio@gmail.com
    atenciosamente
    Cleide (secretaria)
    Meu telefone(1133116582

    obrigada
    Cleide (secretaria)


    TODOS OS PROJETOS TEM REGISTRO NO INPI







    AOS QUE SE INTERESSAREM PELO PRODUTO ENTREM EM CONTATO PELO E-MAIL ABAIXO DESCRITO
    pilli decio@gmail.com

    Obrigada
    Cleide (secretaria)
    Lembrando que no momento o Sr. Decio se encontra em S.Paulo
    Na Avenida Cruzeiro do Sul, 228
    Produtos desenvolvidos
    1- Corante de urucum extraído mecanicamente
    2- Mistura com cúrcuma
    3- Extraído da páprica
    4- Corante de urucum em base alcoólica
    5- Extraído das folhas de alface e salsa
    6- Enfim todas as clorofilas

    7- de todos os cereais e essências.

    8- Pigmentos de todas as variedades

    TODOS VOLTADOS PARA AREA ALIMENTICIA
    1-OLEOS DE SOJA
    2-FRIGORIFICOS e OUTROS
    3-ESSENCIAS E CONDIMENTOS
    4- TEMPEROS EM GERAL etc.
    E O MAIS IMPORTANTE É EXPORTAR PARA OS ESTADOS UNIDOS, POIS NÃO ACEITAM OS CORANTES ARTIFICIAIS. COMO PODERÃO VER


    .

    ResponderExcluir