terça-feira, 27 de janeiro de 2015

COLESTEROL


Jeisa Schaefer e Tatiane dos Santos

Olá amigos do blog....

     Hoje vamos falar sobre o Colesterol que, ao contrário do que muitos pensam, não é uma doença, trata-se de uma tipo de lipídeo que é produzido no fígado proveniente do metabolismo de carboidratos e triglicerídeos. Se apresenta em dois tipos de complexos lipoproteicos:  o HDL conhecido como colesterol bom, pois assume o papel de prevenir doenças cardiovasculares e o LDL, classificado como colesterol ruim. Quando a quantidade de LDL é maior que do HDL pode ser um risco, ocasionando doenças cardiovasculares.

Figura 1: Excesso de LDL nos vasos sanguíneos.

     Apresentando a fórmula molecular C27H46O, o colesterol é um lipídeo da classe dos esteroides com 17 carbonos na cadeia principal ligados por ciclos, e junto ao este grupo possui uma hidroxila, dando ao colesterol a característica de um álcool, como podemos observar na figura abaixo.

Figura 2: Fórmula estrutural do colesterol

A principal causa do excesso do LDL no organismo é a má alimentação. Alguns alimentos ingeridos em grandes quantidades, tais como, carne vermelha, nata, ovo, bacon, toucinho, manteiga e laticínios no geral, provocam um aumento desta substância no sangue. Assim como vários outros fatores.


REFERÊNCIAS

MOL, S. G; SANTOS, P. L. W. Química cidadã. 2° ed. Volume 3.São Paulo. Editora AJS, 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário