quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Ciclo do Carbono


Bolsista: Luzia Morais Dos Santos

          O carbono é um elemento químico fundamental para a estrutura dos seres vivos. Seu número atômico é 6 e sua massa 12,01 u.m.a. O carbono participa da composição química de todos os componentes orgânicos e alguns inorgânicos.
O ciclo do carbono é composto pela respiração e fotossíntese, ele é o responsável pelo equilíbrio do clima e da vida no planeta terra. 

 Disponível em:http://www.vanialima.blog.br/2014/08/balanceamento-das-equacoes-quimicasenem.html

Disponível em: http://biggirltheory.blogspot.com.br/2012/02/metabolismo-energetico-1-respiracao.html


           O ciclo começa com a liberação de gás carbônico (CO2) pela atmosfera. Na superfície terrestre o carbono penetra nas plantas por meio do processo da fotossíntese, neste processo o CO2 é transformado em glicose, sendo que esta fornece energia para a manutenção da vida.


          Pela figura acima é possível entender como esse processo ocorre a partir das plantas, como consumidores de CO2. O carbono das plantas segue três caminhos: pela fotossíntese, onde é devolvido na forma de glicose, pelos animais, via cadeia alimentar e pela morte e decomposição dos vegetais, que volta a ser CO2.
        O carbono nos animais (os consumidores), também segue três caminhos: pela respiração é devolvido na forma de CO2, passa aos outros animais via nutrição e pela morte e decomposição dos animais, onde também volta a ser CO2. Quando os seres vivos morrem tem início o processo de decomposição da matéria orgânica, onde ocorre a transferência de carbono de volta ao solo. Os decompositores (fungos e bactérias) também participam do ciclo, pois absorvem os nutrientes da matéria orgânica morta, e logo depois, o devolvem ao meio ambiente na forma de gases. Nos oceanos e mares os seres vivos marinhos são responsáveis pelo processo de dissolução e liberação de CO2.
         A poluição, o desmatamento e a queima de florestas aumentam as emissões de gás carbônico, intensificando o efeito estufa. Outra fonte é pelo intermédio da combustão de combustíveis fósseis (gasolina, óleo diesel e gás natural).
          Vale ressaltar que o CO2 (gás carbônico) e CH4 (metano) faz parte do processo do efeito estufa, eles são responsáveis pelo aquecimento do nosso planeta. No entanto, o aumento na concentração desses gases na atmosfera desequilibra todo o ecossistema. O desequilíbrio do ciclo do carbono na natureza está inteiramente ligado a essas ocorrências. Por isso faz-se necessário à conscientização do homem quanto à preservação do meio ambiente, respeitando os ciclos presentes na natureza.
            

Bibliografia
AMBROZINI, Beatriz; MESSIAS, Rossine Amorin; ROSA, Rogério Silva. Importância da Compreensão dos Ciclos Biogeoquímicos para o Desenvolvimento Sustentável. Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos. 2003. Disponível em: www.iqsc.usp.br/iqsc/.../EDUC-AMB-Ciclos-Biogeoquimicos.pdf. Acesso em: 28/11/2014.

EMBRAPA- ISSN 1517- 5111 Junho, 2004. Documentos 119. Os Grandes Ciclos Biogeoquímicos do Planeta. Disponível em: www.cpac.embrapa.br/download/339/t Acesso em: 28/11/2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário