quarta-feira, 11 de março de 2015

Esteróides: Uma beleza forjada

Bolsista: Ana Lucia Miranda

Olá leitores do blog Quipibid, vocês já ouviram falar de esteróides? E da química presente neles? Então iremos aprender nesta matéria.
Nos dias atuais tornou-se muito comum a utilização de anabolizantes. Estes são hormônios sintetizados que derivam da testosterona, muito utilizado entre os jovens que frequentam academias e que querem adquirir ou aumentar a massa muscular, sem terem que esperar muitos anos para alcançar bons resultados. Entretanto, sua utilização indiscriminada ocasiona diversos efeitos colaterais de grande gravidade. Na figura 1 pode ser observado alguns medicamentos associados a aparelhos de academia.



A parte química
Os esteróides compõem a classe dos lipídeos, compostos que apresentam alto valor energético, pouco solúveis, que armazena grande energia no organismo. As principais fontes de lipídeos são: óleos, manteiga, margarina, maionese, abacate, amendoim e chocolates. Diferente dos outros grupos da mesma classe, os esteróides possuem uma estrutura própria de hidrocarbonetos, que não apresentam a função éster, mas é formada por 17 átomos de carbono que constituem 4 ciclos. Nos ciclos que compõem a estrutura dos esteroides aparecem vários grupos funcionais, como: álcool (OH), cetona (C=O), enol (C=OH) e ácido carboxílico (COOH), como pode ser observado na figura 2.
Os esteróides anabolizantes são utilizados para tratamento em pacientes portadores de HIV com intuito de readquirir a massa muscular que os mesmos perdem e para reforçar o sistema imunológico. Um dos efeitos colaterais que afetam os homens que fazem o uso indiscriminado desses esteroides é a diminuição da fertilidade, pelo fato dos testículos produzirem pouca testosterona (hormônio sexual masculino).
Então galerinha, estas foram algumas informações que passamos para vocês. Espero que tenham gostado e que não corram riscos de saúde utilizando essas substâncias perigosas.



REFERÊNCIAS

Esteroides anabolizantes força-beleza-enganosas. Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/esteroides-anabolizantes-forca-beleza-enganosas.htm. Acesso dia 28 de outubro 2014

FELTRE Ricardo, 1928. Química – 6.ed – vol. 3. São Paulo: Moderna, 2004.

FONSECA, Martha Reis Marques da. Química: Meio Ambiente, cidadania, tecnologia. – 1 ed. – São Paulo: FTD, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário