terça-feira, 10 de março de 2015

Oxidação e Redução

Bolsista: Loys Laynne Rodrigues Sousa

      Oi pessoal, hoje vamos falar sobre oxidação e redução, também chamados de oxirredução, oxi-red ou redox, esses fenômenos são um dos mais importantes na química e um dos mais freqüentes no nosso cotidiano.
      O fogo é o exemplo mais comum de oxirredução: quando um material qualquer entra em combustão, ele reage com o oxigênio do ar, e nessa reação ocorre oxirredução, esse fenômeno também esta presente quando o ferro enferruja (Figura 1), quando as calças jeans descoram, quando se descolorem os cabelos com água oxigenada, entre outros.



      Do ponto de vista da estrutura da matéria, a oxirredução é apenas a transferência de elétrons entre átomos. Na formação de uma ligação iônica, um dos átomos cede definitivamente elétrons para o outro.
      Por exemplo: Na(s)  + Cl2(g)àNaCl  ( [Na]+  [Cl]- )
      Dizemos, então, que o sódio sofreu oxidação (perda de elétrons) e o cloro sofreu redução (ganho de elétrons). Nos íons simples, o número de oxidação é a carga elétrica dos íons. Nos compostos moleculares, é a carga elétrica que o átomo iria adquirir se houvesse ruptura de ligação covalente, ficando os elétrons com os átomos mais eletronegativos.
      É fácil calcular o número de oxidação (Nox) de um elemento que aparece numa substância, lembrando que a soma dos números de oxidação de todos os átomos, numa molécula, é zero.
      Vamos, por exemplo, calcular o número de oxidação do fósforo, na substância H3PO4. Lembre-se que H(Nox = +1); O(Nox = -2). Chamando de x o Nox de fósforo e, considerando o numero de átomos de cada elemento temos:
H3PO4à ( 3 • (+1) ) + X + (4• (-2) )  = 0   X= +5
      E quando calculamos o Nox de um íon a soma dos números de oxidação de todos os átomos, é igual à carga equivalente ao íon.
Outro exemplo: CO32-àX+ 3• ( -2)  = -2  X = +4 (Nox do C).

      Atividades:
  1.    Quais são os números de oxidação do iodo nas substancias: NaI, AlI3,NaIO4?
  2.    Quais os números de oxidação dos elementos que estão em negrito nos íons abaixo?
  a)    MnO4-2
  b)    CrO4-2

      Respostas:

  1.    No NaI temos o Na+  e o I- e, portanto, o Nox do iodo é de -1.
  No AlI3 temos Al3+ (I-)3, portanto o Nox do iodo é de -1.
  No NaIO4 temos Na+ I O4
  (+1) + x + ( (-2)• 4 ) = 0
  X= +7.


  2.    A) MnO4-2
  x + (-2) • 4 = -2
  x= +6

  B) CrO4-2
  x +(-2)• 4 = -2
  x=+6

      Referências:
  FELTRE, Ricardo. Química. 6. ed. – São Paulo: Moderna, 2004
  LISBOA, Junior. Química. 1. ed. – São Paulo: Edições SM, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário