quarta-feira, 20 de maio de 2015

POLIURETANO: O POLIMERO DO CONFORTO

Wanderley Almeida







  


Olá! Hoje vamos falar dos poliuretanos (PU`s), polímero em que sua produção esta em constante expansão, isto se deve a sua grande versatilidade, sendo empregada desde a produção de preservativos a aglutinantes de combustíveis de foguetes [1].
Os PU`s são obtidos a partir da reação química entre diisocianato e outro grupo o poliol (como ilustrado na reação abaixo). A primeira síntese realizada em laboratório foi realizada por Wurtz e Hoffmann ainda em 1849. Mas foi só em 1937 que se inicia a industrialização dos PU`S com Dr. Otto Bayer [2],[3].



Os poliuretanos são resistentes à água fria, óleos e graxas e ao bezina. Não resiste a ácidos concentrados, álcool, água quente e soluções alcalinas. Não é condutor de eletricidade, mas não deve ser utilizado como material isolante e por causa das suas propriedades térmicas pode ser trabalhado com temperaturas entre 40°C e 80°C, podendo por pequenos espaços de tempo ser elevado a temperaturas próximas a 100°C[6].

Mais de 75% de todo o poliuretano é utilizado como espumas, que podem ser rígidas - empregadas na isolação térmica de freezers e refrigeradores; flexíveis - utilizada nos estofamentos automotivos e nos colchões por exemplo.
Para a fabricação das diversas variedades de espumas de poliuretano é necessário à adição de um agente de expansão. Da década de 60 até o final dos anos 90 o CFC (clorofluorcarbono) cumpria essa função, mas por colaborar diretamente com a destruição da camada de ozônio, teve de ser substituído por outras substancias menos nocivas ao meio ambiente, como o CO2 (dióxido de carbono) e o ciclopentano.
Os PU`S são utilizados em larga escala na indústria do petróleo e mineração. Nas plataformas petrolíferas são empregados para vedação das tubulações. A quantidade de poliuretanos que compõe a estrutura de uma única plataforma pode facilmente aceder a 20 toneladas. Nas mineradoras todo o revestimento interno das tubulações é desse material, sendo ainda utilizado em raspadores e peneiras vibratórias, substituindo sempre a borracha devido ao menor custo beneficio dos PU`S[4], [5].
Como já mencionado os PU`S são polímeros versáteis sendo empregado em diversos setores e não apenas na fabricação de espumas, como veremos a seguir:
.Fabricação de moveis (compensado),
.Verniz,
.Cola resistente a água,
.Pneus especialmente para patins e cadeiras de rodas,
.Calçados principalmente femininos e de segurança,
.Preservativos- isso mesmo! São produzidas camisinhas de poliuretano, que são ainda mais resistentes que as de látex.
Os PU`S são ainda utilizados como biomatérial que são substancias compatíveis com tecidos vivos, sendo aplicado na confecção de próteses, (como mostrado nas figuras 1.a e 1.b), dentre outros.[2]


   Quer saber na pratica como se faz espuma? Acesse:           https://www.youtube.com/watch?v=HL5VLMPPTho

Referências bibliográficas
[1] MANO, Eloisa Biasotto. Identificação de plásticos, borrachas e fibras/Eloisa Biasotto Mano, Luís Cláudio Mendes. São Paulo: Blucher, 2000.
[2] CANGEMI, José Marcelo. Poliuretano: de travesseiros a preservativos, um polímero versátil/ José Marcelo Cangemi, Antônia Maria dos Santos e Salvador Claro Neto. Revista Química Nova na Escola. vol. 31.Brasil. 2009.
[3] MANO, Eloísa Biasotto. Química experimental de polímeros-polímeros e polimeração/Eloisa Biasotto Mano, Marcos Lopes Dias, Clara Marize Firemand Oliveira. São Paulo: Blucher, 2004.
[4] http://www.resoambiental.com.br/poliuretanos.html acessado dia 12/05/2015 às 21h30min.
[5]http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2009_TN_STP_099_668_14522.pdf acessado dia 12/05/2015 às 22h01min. 
[6] http://www.elastim.com.br/site/poliuretano.php  acessado no dia 16/05/2015 às 20h28min


Nenhum comentário:

Postar um comentário