quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Lavando as mãos com vinagre!

Bolsista: Camilla Carla dos Santos Silva







Olá leitores do blog QuiPibid!

Meu nome é Camilla, e a partir de agora terei uma coluna fixa no blog, cujo tema interessa a todos os estudantes que almejam uma vaga na universidade: O ENEM! Eu comentarei a resolução de algumas questões de química, das versões mais recentes das provas e, pretendo assim, ajudar a todos aqueles que irão realizar o exame nacional do ensino médio! Vamos lá?!



Figura 1: Cheiro de peixe!


Sabe aquele cheiro de peixe? E o cheiro do frango estragado? São desagradáveis não são? Muitas vezes manipulamos esses alimentos e nossas mãos ficam com um odor nada legal. Hoje vamos descobrir um modo interessante de acabar com isso! O Enem 2014 trouxe uma questão, apresentada na figura 2, a respeito disso e, na sua resolução, iremos encontrar o motivo pelo qual o vinagre que usamos na cozinha se torna nosso aliado!

Figura 2: Questão da prova do ENEM
Fonte: ENEM 2014

O enunciado nos questiona a razão pela qual o contato do vinagre com a mão que manuseou um peixe elimina o seu odor característico.
Vamos analisar algumas informações que foram dadas:
·         O vinagre é uma solução pouco concentrada de ácido acético, CH3COOH.
·         A molécula da piridina, C5H5N, é uma das substâncias responsáveis pelo cheiro de peixe podre. 
Temos que saber que a piridina é um composto orgânico aromático nitrogenado possui fraca basicidade, podendo reagir com ácidos. Olha só! É formado um composto hidrogenado da piridina (C5H5NH+) e esse não possui aquele odor característico, e é proveniente da reação entre o ácido e a base, correto? Como podemos observar na figura 3.

Figura 3: Reação da piridina com o ácido acético.


É isso aí! Vamos revisar as reações de ácidos e bases: esse tipo de reação, é explicada pela Teoria de Bronsted-Lowry, constituindo uma solução neutra e sem odores. Ou seja, a reação do ácido acético, constituinte do vinagre, com a piridina, molécula encontrada no mau cheiro, só pode ser a reação de neutralização! A resposta é a letra E. Questão respondida com sucesso! Agora é só partir pra próxima e gabaritar a química no Enem.
Até a próxima, pessoal. Espero que tenham gostado e, em breve, trarei mais questões comentadas pra vocês.


Sugestão: Para saber mais sobre o assunto, estude um pouco sobre as teorias de ácidos e bases.

2 comentários:

  1. É uma reação de neutralização então formaria sal e agua ?
    e qual sal seria este?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camilla Carla dos Santos Silva8 de outubro de 2015 às 18:47

      Olá leitor! Como foi dito, se trata de uma reação de neutralização, pois é proveniente da interação entre um ácido e uma base. Podemos ver na figura os íons dissociados, denominados conjugados das respectivas substâncias iniciais. A teoria de Bronsted Lowry nos diz que os produtos formados são um ácido e uma base conjugada, que nesse caso, não podem ser confundidos com sais, como na teoria de arrhenius, que considera somente a água como meio. É uma questão que leva em conta a importância do estudo das demais teorias de ácidos e bases, portanto, se atente a todas e boa preparação para o ENEM. Até a próxima.

      Excluir